Como funciona a energia Solar?

Energia Solar em Juazeiro do Norte, CE

Como funciona a energia Solar?

Ana Mobile (46)

A energia solar é obtida diretamente pela incidência de raios do sol que são captados pelas placas fotovoltaicas, instaladas nos telhados das edificações. As duas principais maneiras de aproveitamento da energia solar são para a geração de energia elétrica e para o aquecimento de água.
O efeito fotovoltaico das placas solares é o responsável pela geração de energia elétrica. Os módulos captam a luz do sol, que é transportada para o inversor. Esse aparelho, que compõe o kit de energia solar, converterá essa radiação em energia elétrica adequada às características de uso para cada imóvel.

Qual a função dos painéis solares?
Os painéis solares são feitos de sílico, monocristalino ou policristalino, e ficam acomodados em uma armação de metal com uma caixa de vidro. No momento que a luz do sol atinge essa camada de sílico dos módulos, libera elétrons dos átomos de sílico. Desta forma, é criada uma corrente elétrica que é capturada pela fiação do painel.
A base da eletricidade gerada pelas placas solares é quando os elétrons fluem e são liberados pela luz do sol, gerando o efeito fotovoltaico. Por isso, quanto mais raios solares forem captados por esses painéis, mais energia elétrica será gerada. A incidência direta de radiação solar é fundamental para a eficiência do sistema.
A instalação correta de acordo com a localização e inclinação dos painéis solares é essencial. Os módulos devem ser implantados de forma que consigam receber a maior incidência direta de luz do sol, longe de qualquer tipo de sombra. Assim, é possível garantir a liberação de corrente elétrica constante pelas placas.
Portanto, para a instalação adequada dos painéis solares e melhor aproveitamento do sistema, conte com profissionais qualificados que saberão a melhor posição para a instalação dos módulos fotovoltaicos.

Como é realizada a inversão de energia solar para energia elétrica?
Depois que os raios solares são absorvidos pelos painéis fotovoltaicos, essa corrente é enviada para o inversor solar. Esse aparelho é o responsável por transformar a energia continuada, obtida pelos painéis, em corrente alternada, apropriada para o consumo de acordo com as características da rede elétrica da região.
É muito importante usar um inversor solar de qualidade para garantir a segurança na geração de dados de monitoramento do sistema. Além disso, se esses equipamentos forem de baixa qualidade podem reduzir a eficiência da geração de energia fotovoltaica e poluir a rede de distribuição da concessionária.

A energia solar pode ser armazenada?
No período da manhã, com baixa incidência de sol, a geração de energia solar é menor e, portanto, o consumo de energia será, em sua maior parte, da rede elétrica.
Já no início da tarde, por volta do meio-dia, com a radiação solar bastante forte, o sistema de energia fotovoltaico produz mais. Mas, em alguns casos, nem toda energia produzida é consumida pelo imóvel. Assim, a energia que excede é lançada na rede elétrica e convertida em créditos energéticos, que devem ser consumidos em até cinco anos.
Esse sistema de créditos energéticos foi regulamentado pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, por meio da resolução normativa 482, que estabelece condições para que mini e micro geradores de energia possam compensar a energia solar produzida em créditos energéticos.
No sistema de compensação de energia elétrica, toda energia ativa, em Watts, injetada no sistema gerador de um determinado imóvel, é emprestada para a distribuidora local. Depois, pode ser compensada sobre o consumo, em Watts, dessa mesma unidade consumidora ou em outra, desde que pertença ao mesmo CPF ou CNPJ.
Fontes: hccenergiasolar


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.