Buscar em Botucatu, SP

Digite aqui o que procura...

Abacaxi- Roxo

Preço a consultar

Descrição

Nome Científico: Tradescantia spathacea



Sinonímia: Rhoeo discolor, Rhoeo spathacea, Tradescantia discolor, Tradescantia bicolor, Ephemerum bicolor, Ephemerum discolor, Tradescantia versicolor



Nomes Populares: Abacaxi-roxo, Moisés-no-berço, Espada-de-iansã



Família: Commelinaceae



Categoria: Cactos e Suculentas, Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno, Gramados e Forrações



Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical



Origem: América Central, América do Norte, Belize, Guatemala, México



Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros



Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno



Ciclo de Vida: Perene



O abacaxi-roxo é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e colorida, cultivada em diferentes regiões tropicais do mundo por suas qualidades como ornamental. Ela forma rosetas densas e simétricas, com suas folhas eretas, côncavas e lanceoladas. Tipicamente, as folhas apresentam a página superior verde oliva e a inferior violácea, mas há uma variedade de folhas totalmente verdes, a ‘Concolor’, e uma de folhas variegadas, com listras vermelhas e amarelas, a ‘Vittata’. À medida que a planta vai crescendo e as folhas mais inferiores vão caindo, o caule curto é revelado, mas dificilmente a planta cresce além de um metro de altura. Floresce na primavera e verão, despontando inflorescências em rácemos, nas axilas foliares. As inflorescências são formadas por pares de brácteas, que lembram pelo formato um pequeno barco ou canoa, e pequenas flores brancas, trímeras e efêmeras, de pouca importância ornamental. O fruto formado é do tipo cápsula.



No paisagismo, o abacaxi-roxo é uma forração tropical por excelência. O colorido atrativo da sua folhagem, assim como a textura peculiar e o efeito geométrico das rosetas, cria contrastes interessantes no jardim. Utilize em maciços ou bordaduras sob sol pleno ou meia sombra, aposicionados a gramados bem cuidados, forrações de cores distintas ou em composições com outras plantas igualmente geométricas, como agaves e bromélias por exemplo. Também é perfeito para jardins rochosos, crescendo entre as fendas. Pode ser plantado, ainda, em vasos e jardineiras e é uma planta de eleição para terrários.



Pode ser cultivado em diferentes condições de luminosidade, desde o sol pleno até a luz difusa de ambientes internos. Prefere solos ricos em matéria orgânica, porém perfeitamente drenáveis. Ainda assim, é capaz de vegetar sobre solos pobres e rochosos. Aprecia as irrigações, principalmente nos primeiros meses após o plantio. Depois de bem adaptado torna-se tolerante a curtos períodos de estiagem. Uma poda drástica anual, realizada no início da primavera, pode lhe renovar o vigor e a beleza da folhagem. Se receber uma boa cobertura, ele é capaz de resistir ao frio intenso e até mesmo geadas. Multiplica-se facilmente por divisão das touceiras, estaquia dos ramos ou por sementes.


Botucatu Garden

(14) 3813-5905
(14) 99721-3097

Rua Paleologe Guimarães, 793, Jardim Paulista, Botucatu, SP - 18608-520

atrás do Café Tesouro

Redes sociais

© Solutudo Produtos e Serviços Ltda 2005 - 2024

Todos os direitos reservados.

 
Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.