Mostra Ciclo de Vídeos "Mulheres em Cena" em Botucatu, SP

Eventos em Botucatu, SP

Mostra Ciclo de Vídeos "Mulheres em Cena"

Mostra em Botucatu, SP

Mostra

Compartilhe

Descrição

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA 13ª PRIMAVERA DE MUSEUS

Paço das Artes inaugura o projeto “Mulheres em Cena”
Primeira itinerância da instituição apresenta ciclo de vídeos com trabalho de 12 artistas brasileiras

O Paço das Artes, — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo — inaugura no próximo dia 28 de setembro, a partir das 11h, “Mulheres em Cena” na Pinacoteca Fórum das Artes em Botucatu. A entrada é gratuita.

Em sua primeira itinerância pelo interior do estado – com apoio do SISEM-SP - o Paço das Artes estréia o projeto “Mulheres em Cena” em um ciclo de vídeos com obras assinadas pelo Coletivo Cartográfico (formado por Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Monica Galvão) e pelas artistas Cristina Elias, Grasiele Sousa, Lenora de Barros, Letícia Parente, Katia Maciel, Lia Chaia, Márcia Beatriz Granero, Milena Travassos, Musa Michelle Mattiuzzi, Paula Garcia e Regina Parra.
Dentre os destaques estão o trabalho Objetos da vida cotidiana (2017), de Cristina Elias que dá seguimento à investigação da artista sobre a identidade feminina; a videoperformance Há Mulheres que é o quarto vídeo da série Não Quero Nem Ver, de 2005, de Lenora de Barros e a performance merci beaucoup, blanco!, da Musa Mattiuzzi que, ao nomear o processo com uma saudação, propõe uma reflexão direta sobre a linguagem formal como uma ferramenta racista.
“Mulheres em Cena será inaugurado durante a primeira itinerância do Paço das Artes e propõe colocar luz na necessidade do não-apagamento das mulheres da história da arte. Para isto, fiz um levantamento de artistas que já passaram pelo Paço das Artes e que fazem parte da própria cena do seu trabalho para um ciclo de vídeos que marca a estreia deste projeto que já tem exposições programadas para os próximos anos”, explica Priscila Arantes, curadora da mostra e Diretora Artística do Paço.
A curadora fez uma seleção de artistas que utilizam o próprio corpo no trabalho e que incorporam eminentemente a linguagem do vídeo em suas obras. No total, serão exibidos 12 obras que dialogam com artes visuais, poesias, narrativas e performances sob os mais diferentes eixos temáticos como violência do corpo, racismo, imigração, criação de estereótipos e discussão do tempo.
Serão exibidas as obras: acerca do fracasso das formas, do Coletivo Cartográfico; Oggetti Della Vita Cotidiana, de Cristina Elias; a situação DA brasileira, de Grasiele Sousa; Há mulheres, de Lenora de Barros; Marca registrada, de Letícia Parente; Colar, de Katia Maciel; Bolas, de Lia Chaia; Minada, de Márcia Beatriz Granero; Vertigem, de Milena Travassos; Merci beaucoup, blanco, de Musa Michelle Mattiuzzi, # 3 (da série Corpo Ruído – performance), de Paula Garcia e 7.536 PASSOS (Por uma geografia da proximidade), de Regina Parra.
A próxima edição do projeto será no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, em datas e horários que serão divulgados em breve.
SERVIÇO

Mostra Ciclo de Vídeos "Mulheres em Cena"
DATA: 28/09 à 27/10
LOCAL: Pinacoteca Fórum das Artes | R. Gen. Teles, 1040 - Centro, Botucatu
HORÁRIO: 4ª à 6ª, às 15h30 | Sáb/Dom/Feriados 11h às 17h
INGRESSO gratuito
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 12 anos
Informações para a imprensa - Paço das Artes
Flávio Silva | flavio.silva@pacodasartes.org.br | (11) 2117-4777 - Ramal 432
Renata Forato | renata.forato@pacodasartes.org.br | (11) 2117-4777 - Ramal 432

Assessoria de Imprensa - Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Stephanie Gomes - (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br

Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.br
http://mapa.pacodasartes.org.br

pacodasartes | @pacodasartes | @pacodasartes | @pacodasartes

28/09/2019 a 27/10/2019

11:00 às 17:00

Responsável

Fórum das Artes

(014) 3811-1481

Avenida Dom Lúcio, 29, Centro

Botucatu/SP

Antigo Fórum Judicial