Receitas do Ayurveda que Claudia Raia e outros famosos usam para manter a imunidade em dia em tempos de pandemia

Produtos Naturais em Foz do Iguaçu, PR

Receitas do Ayurveda que Claudia Raia e outros famosos usam para manter a imunidade em dia em tempos de pandemia

ayurveda

Recentemente a atriz Claudia Raia gerou muitos comentários por ter publicado em seu instagram que tinha contraido o coronavírus. A atriz deu as informações em uma entrevista ao vivo nessa rede social para a revista "Harper's Bazaar", apesar de não ter tido sintomas mais graves que levassem a internação, buscou tratar os sintomas de tosse, dores musculares e indisposição.

Mas o que nos chamou atenção foi que ela mencionou ser adepta as receitas da medicina ayurvédica, e que quando estava se sentindo mal com os sintomas do coronavírus, uma das coisas que fez foi o uso de um chá com poder anti inflamatório e imunitivo.

Inclusive acabou fazendo uma live específica falando sobre a Medicina Ayurvédica com a médica Nisha Manikantan e outros convidados famosos como Fernanda Souza, Bella Gil e Enzo Celulari que também aderiram ao estilo de vida.

Na entrevista a médica fala sobre  a base do Ayurveda, e um deles é viver a vida na sua melhor qualidade e sempre focar no que você pode fazer no presente para amanhã estar bem.

Ou seja, uma medicina preventiva.

A Medicina Ayurvedica vai muito na causa do problema e não foca apenas no sintoma. Um dos pontos chave do Ayurveda é a alimentação, e por isso, são preparos fáceis, basicamente com o que está a disposição na nossa cozinha.

A medicina da vida, de viver em harmonia com a natureza. Que nós somos o que nós comemos e/ou aborvemos, gerando ou não doenças ou toxinas que nosso organismo não consegue liberar ou o contrário, saúde e vitalidade. Tudo isso respeitando o biotipo dentro do princípio ayurveda que é chamado de Doshas (Vatta- Pitta - Kapha).

Para o Ayurveda, cada dosha é determinado de acordo com a constituição fisica e psicológica, cada pessoa tem uma singularidade que compõe esses doshas em que eles conseguem distinguir os desequiílibrios de acordo com as manifestaçoes sejam elas no corpo ou no comportamento e emoções.

O estilo de vida do homem moderno está totalmente desconectado dos nossos ancestrais.

 Nosso ambiente está cheio de toxinas e, infelizmente, se não formos cuidadosos o suficiente, o conteúdo de nossos pratos também.

O interessante é que o Ayurveda "Ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia.

Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão é uma medicina antiga.

Plantas medicinais

A fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Em geral, são usadas ervas e raízes cujas propriedades aparecem em compêndios antigos. Mas hoje é possível autilização no formato de chás, xaropes e cápsulas. 

Purificações 

Para limpar o organismo do que eles chamam de "ama" ou toxina, fazem detox, limpeza de intestino e das vias respiratórias.

Ioga

Ou Yoga,  e ayurveda caminham juntas – ambas estão entre as principais filosofias indianas. A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável, pois melhora a respiração, a circulaçao e o bom funcionamento dos órgãos. 

****Descubra o seu dosha****


Se tiver curiosidade em descobrir seu dosha, clique aqui  nesse site e faça o teste.

 

Vários médicos especialistas em medicina ayurvédica recomendam algumas técnicas da medicina milenar indiana para reforçar o sistema imunológico contra diversos tipos de vírus e nesse caso atual o coronavírus.

São todas muito simples, mas devem ser repetidas diariamente. 

É interessante que em quase todas as receitas(shots) aparece a cúrcuma ( tumeric ou açafrão).

Isso por causa de seu poder fitoterápico em diversas doenças.

Segundo uma monografia feita pelo Ministério da Saúde, onde a cúrcuma foi amplamente testada, foi possível observar que a atividade com maior número de citações foi a antioxidante, seguida do potencial anticâncer, das propriedades antibacteriana, antimicrobiana, antifúngica, da atividade anti-inflamatória, dentre outras.

 

Receita de shot de cúrcuma com limão

 

shot de cúrcuma

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de cúrcuma fresca ralada ou em pó
  • 1 limão espremido
  • 1 pitada de pimenta cayena
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
  • Misture todos os ingredientes e beba em seguida. A recomendação é consumir preferencialmente pela manhã, em jejum.

     Para melhor aproveitamento das propriedades da cúrcuma é consumi-la crua, já que quando submetida a uma fonte de calor, ela pode perder até 80% das suas propriedades. Caso não seja possível pode consumir em forma de pó.

 CHÁ CONTRA A GRIPE

Auxiliar para manter o corpo aquecido, secar o muco e um excelente anti-inflamatório, este é um chá bem forte que a Ayurveda indica a ingestão durante três vezes ao dia.

Seu preparo consiste nos seguintes ingredientes

Quando estiver com dor de garganta, pode acrescentar uma colher de açafrão da terra – cúrcuma.

  • Um litro de água mineral;
  • Uma raiz de gengibre;
  • Uma colher de chá de canela em pó;
  • Uma colher de chá de cravo em pó;
  • Uma pitada de pimenta do reino;
  • Um dente de alho inteiro sem casca;
  • Três colheres de sopa de mel;
  • Suco de um limão.
  • Coloque a água num recipiente para ferver, adicione o gengibre descascado e ralado, o cravo, a canela , a pimenta e o alho. Caso opte por colocar o açafrão, também é nesse momento.

    Deixe que a mistura ferva em fogo baixo até que reduza para quase a metade, fazendo então uma decocção com cuidado para que não transborde.

  • Assim que chegar pela metade, desligue o fogo, coe o conteúdo a acrescente o suco do limão e o mel e sirva.

 

Chá receita da Dra. Nisha Manikantan

 Autora do livro Ayurveda Simplified

 

Visita da Dra Nisha ao Brasil

  • Ingredientes para 1 copo cheio de água

  • 1/4 colher chá de cúrcuma em pó
  • 1/4 colher de chá de pimenta do reino em pó
  • 1/4 colher de café de cominho em pó
  • 2 colheres de sopa de rapadura
  • 1/4 colher chá de gengibre em pó
  •  5 folhas de manjericão
  • Ferva todos os ingredientes juntos exceto o manjericão que deve ser adicionado no final.

 

Todos esses ingredientes estão disponíveis na nossa loja.Fale com uma de nossas atendentes:clique aqui

 

Salientamos que o Ministério da Saúde informou que não há um alimento especial isolado, substância ou vitamina que possa prevenir completamente a infecção, por conta da quantidade imensa de fake news sobre o assunto.

Ou seja, não existe vacina e nem um medicamento específico, sendo que uma boa resposta do organismo a possíveis invasores depende de uma série de cuidados que podem fortalecer o sistema imunológico a combater qualquer tipo de doença.

 

 

 

 

 

 

 


açafrãoimunidadechásAyurvedavírusInflamaçãoGripe

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.