Afonso Brizola - O coração do Carnaval em Foz do Iguaçu!

Informações em Geral em Foz do Iguaçu, PR

Afonso Brizola - O coração do Carnaval em Foz do Iguaçu!

Publicado em: 05/03/2019 às 13:03   Por Solutudo Foz do Iguaçu
WhatsApp Image 2019-03-04 at 18.58.10

Ele diz que não sabe sambar, mas nós podemos comprovar que quando o assunto é Carnaval o coração do Afonso, vulgo Tio Brizola, fica igual escola de samba! <3

Iguaçuense nascido em 1985, Afonso Brizola é formado em relações públicas, fundador da LIGA (Associação das Escolas de Samba), proprietário da empresa Sabrina’s Fantasias e também o responsável por encabeçar os projetos de Carnaval aqui na cidade.

 Para ele o evento representa alegria, “é onde podemos extravassar, nos libertar dos problemas e sentir a emoção deste evento vibrar e invadir o nosso corpo”.

Tudo começou em meados dos anos 80. O Carnaval de Foz na época já era consolidado aqui na cidade graças a escola de Samba Clara Guerreira fundada por empresário Emerson Wagner, empresário já falecido e conhecido por ser uma forte influência. A contribuição desse nome engrandeceu as apresentações de Foz e incitou Brizola a pensar grande, afinal, as fantasias naquela época vinham do Rio de Janeiro, o que era extremamente encantador e de altíssimo nível. No entanto, Emerson acabou abandonando a escola depois de falhar em sua candidatura a prefeito e foi aí que Brizola brilhou.  

Portelense de coração, a paixão e inspiração pelo e incitado pela vontade de marcar história na cidade fez com que ele tomasse uma atitude: abrir alas para um carnaval histórico na cidade.

Atraves de amigos, colegas, conhecidos, influenciadores e empresários da região, ele foi caçando detalhes, pessoas e entrou de cabeça neste projeto. Juntou recursos atraves da solidariedade e doações para colocar a Unidos do Porto Meira, bairro do qual ele era presidente, em um nível de escola de samba carioca.

O tema deste Carnaval foi “Alegria, Alegria’, desfile realizado na Av. JK e estrategicamente pensado nas crianças. Foi um sucesso!

Brizola nos contou que a atitude de abraçar a ideia do Carnaval foi totalmente de cunho social. Com a construção da usina de Itaipu muitas pessoas chegaram na cidade e consequentemente a cidade sofreu uma explosão demográfica. Foi um “boom de pessoas”, onde a pobreza nos bairros predominava, criando uma situação emergente e posteriormente perigosa. Motivado por fazer a diferença e influenciado por um visinho que era cobrador e que na época reclamava muito sobre assaltos nos ônibus por menores de idade, ele idealizou o projeto “Carnaval nos Bairros”.  

Foi literalmente unindo os bairros e mostrando que o carnaval não era apenas uma apresentação artística, mas sim forma de libertação, de expressar toda a felicidade independente da situação, de unir a família, amigos e todas as pessoas de forma alegre, cultivando a cultura e resultando em uma melhoria da sociedade que ele conseguiu com muita luta, construir uma memória cultural importantíssima pra nossa cidade. Não é demais?

Obrigada Sr. Brizola por ter mergulhado de cabeça, como você mesmo nos falou, neste projeto por tantos anos. Você fez a diferença e marcou a cidade com detalhes marcantes, transformadores e que encantam até hoje! <3


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.