Qual a diferenças entre micro inversores e inversor do sistema de energia solar?

Energia Solar em Cabo Frio, RJ

Qual a diferenças entre micro inversores e inversor do sistema de energia solar?

Vantagens do Microinversores

A chegada dos microinversores de energia solar fotovoltaica vem gerando dúvidas na hora de compará-los com os inversores tradicionais também conhecidos por “inversores string”. Os dois tipos de inversores têm a mesma função básica, de converter a energia que é gerada pelos painéis em corrente contínua para corrente alternada. Contudo, os microinversores são mais eficientes e, dessa forma, permitem uma maior geração de energia elétrica pelo sistema solar fotovoltaico.

A principal diferença entre o micro inversor e o inversor string é a forma como é feita a ligação dos painéis fotovoltaicos no sistema. No caso do inversor string, são conectadas fileiras ou “strings” de painéis que, por sua vez, são ligadas ao inversor que será responsável por encontrar ao longo do dia o ponto máximo de geração do sistema. Essa função de maximização é executada pelo dispositivo do inversor chamado Maximum Power Point Tracking (MPPT) ou Rastreador do Ponto de Máxima Potência. Geralmente, um inversor de até 10kW possui de 1 a 3 MPPTs, sendo que cada um será responsável por uma string.

Por outro lado, cada micro inversor trabalha de forma independente e suporta ligações de 2 a 4 painéis. Ou seja, ao invés de várias strings de painéis, o micro inversor é conectado em pequenas quantidades de painéis. Por exemplo, um sistema com 40 painéis poderia ser montado com 1 inversor string ou com 10 micro inversores de 4 painéis cada. No caso do sistema com micro inversores, cada painel trabalha com um MPPT exclusivo e essa é a sua grande vantagem. Com um MPPT por painel, será alcançada uma maior geração de energia elétrica pelo sistema em relação ao sistema com inversor que trabalha com um MPPT por string, sendo que cada string pode possuir dezenas de painéis ligados em série. Ou seja, caso um painel tenha sua geração comprometida, por exemplo por sombreamento, toda a string pode ter seu funcionamento comprometido, ao contrário do sistema com micro inversor onde cada painel trabalha de forma independente dos demais.

MONITORAMENTO: Os micro inversores são conhecidos por fazerem parte do segmento MLPE (module level power electronics), tecnologia mais recente, e que permite o monitoramento remoto de um sistema fotovoltaico visualizando o funcionar de cada placa, individualmente, o que facilita, por exemplo, que se perceba quando um painel apresenta baixa produção, que pode indicar defeito de fabricação, sujeira excessiva, etc. Enquanto os inversores tradicionais, embora também permitam monitoramento remoto, só visualizam a geração de energia do sistema como um todo, dificultando a observação de problemas pontuais.

SOMBREAMENTO: Quando um sistema fotovoltaico é instalado com um inversor tradicional, pelo fato de os painéis estarem todos ligados em série, numa mesma "string", em caso de sombreamento, os painéis sempre obedecerão ao menor padrão de geração, e utilizando micro inversores, por individualizarem cada painel, um nunca prejudicará a geração do outro.

GARANTIA: Nesse quesito o micro inversor também sai na frente, enquanto normalmente têm garantia de fábrica de 12 a 15 anos, com possibilidades inclusive de garantia estendida para 20 ou 25 anos, os inversores tradicionais têm garantia menor, de apenas 5 anos, e sua vida útil dificilmente será maior que 10 anos.

PREÇO: Quando comparamos usinas fotovoltaicas com inversores tradicionais e micro inversores, normalmente percebemos uma diferença média no preço de 10% entre elas, sendo que a opção com micros inversores tem o preço mais elevado, uma vez que utiliza maior quantidade de componentes no sistema, cujo desempenho supera o percentual em produção.

SEGURANÇA: Para nós da Sollagos esse é o motivo principal e que justifica todo nosso esforço e crença na tecnologia M.L.P.E., nada mais que a tradução prática de um trecho de nossa missão que é aplicação de soluções de energia renovável “de forma tecnicamente inovadora”. Um dos principais desafios dos criadores da tecnologia M.L.P.E. era a melhora na segurança do sistema, que infelizmente na forma de atuação de inversores de string já tinha levado a diversos acidentes com incêndio e morte. Esse objetivo foi atingido, de forma mais significativa com os micros inversores. Os sistemas com micro inversores são mais seguros, pois estão mais próximos dos painéis (são instalados embaixo deles), e transformam a energia solar (contínua) em energia comum (alternada) assim que passam pelo equipamento, diferente dos inversores tradicionais, que somam as tensões de cada painel em uma mesma rede, gerando alta tensão no cabo solar, risco a ser considerado para evitar acidentes.

MANUTENÇÃO: Para finalizar as vantagens dos sistemas M.L.P.E. que o micro inversor compartilha é o diagnóstico de manutenção. Como o “cérebro” (controle eletrônico) do sistema está individualizado por módulo fotovoltaico, o sistema de monitoramento nos permite verificar o que está acontecendo e a performance online de cada módulo. Ou seja, em caso de problemas técnicos ou simples sombreamento por sujeira, conseguimos identificar o problema rapidamente evitando dias de perda de eficiência e atuar pontualmente sem a necessidade de teste em cada módulo para identificar o local do problema. Além disso, em caso de necessidade de troca de um micro inversor o sistema continua funcionando com os demais.

Ainda não se convenceu? A questão preço ainda é um obstáculo na comparação entre as tecnologias?

Cuidado:

  • apesar de terem preços ainda superiores em relação aos inversores de string, essa diferença contra os micros inversores tem caído a cada dia com crescimento das instalações.
  • Comparar preço pode ser um equívoco grande por 2 motivos:
  1. Segurança não tem preço. Releia o tema de “segurança” no texto acima e garanta vida tranquila para sua família, amigos e comunidade.
  2. Só comparar preço sem a devida comparação do retorno do investimento (conhecido ROI) pode gerar uma análise equivocada com resultados frustrantes. O preço não contempla a troca do inversor de string no meio da vida útil do seu sistema (somente essa troca significará em torno de 30% a mais de custo no seu sistema). O preço não contempla a melhor eficiência geral dos sistemas com micro inversores. O preço não contempla sua tranquilidade com um sistema de manutenção facilitada e garantia maior.
     

Por isso, optamos por trabalhar com a tecnologia M.L.P.E. com micro inversores para residências e comércios, oferecendo o melhor serviço com o melhor retorno e tranquilidade para os nossos clientes!




Coloque todos esses fatores no papel e descubra o que a Sollagos Energia Sustentável pode lhe proporcionar.

Quer saber mais? Fale com a gente!


micro inversormicroinversoresmicro inversoresinversorenergia solarenergia sustentávelsollagos energia sustentávelsollagos

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.