Como gerenciar o patrimônio familiar?

Advocacias em Joinville, SC

Como gerenciar o patrimônio familiar?

Publicado em: 23/08/2018 às 16:37   Por Oliveira & Castro Advogados Associados
WhatsApp Image 2018-09-12 at 17.33.04

Família e patrimônio estão diretamente ligados. A depender do patrimônio adquirido no decorrer dos anos, o gerenciamento dos bens e direitos se torna um grande desafio, o qual amplia-se ainda mais na sucessão, de forma que a organização patrimonial se torna uma necessidade.
Assim, uma das formas de realizar a organização desse patrimônio é através do planejamento sucessório, com a possibilidade da sucessão em vida, com a instituição de cláusulas de usufruto sobre bens e direitos.
O planejamento sucessório, visa não somente a organização e gerenciamento patrimonial, mas também a manutenção dos bens e direitos na linha de sangue, ou seja, de forma que não se comuniquem com os cônjuges e companheiros dos herdeiros.
Além disso, esse planejamento abre a possibilidade de economia tributária, tanto para fins de sucessão, como de administração patrimonial, a depender da destinação dos bens, como no caso daqueles destinados a venda e locação.
Por último, mas não menos importante, um bom planejamento patrimonial proporciona tranquilidade à família, em razão de seus benefícios, tornando inclusive o inventário menos burocrático ou até mesmo desnecessário.
Dentre as soluções propostas em um planejamento, podemos citar como principais, a figura da holding e o testamento, sendo necessário aconselhamento de seus advogados de confiança para lhe orientar sobre qual a melhor solução.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.