Conheça os créditos de carbono

Engenharia Ambiental em Aracaju, SE

Conheça os créditos de carbono

Crédito de carbono é um conceito, surgido a partir do Protocolo de Kyoto em 1997, que visa à diminuição dos gases de efeito estufa. A cada uma tonelada não emitida, gera-se um crédito de carbono. Quando um país consegue cumprir sua meta de redução e deixa de emitir 1 tonelada de carbono, recebe uma certificação emitida pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Basicamente, o crédito de carbono é a moeda utilizada no mercado de carbono.
Quanto mais um país se empenha para reduzir a emissão de poluentes, mais crédito consegue gerar, podendo então utilizar esses créditos como moeda de negociação com outros países que não tenham batido suas metas de redução. Existem diversas maneiras de gerar créditos de carbono, dentre elas, a substituição de combustíveis em fábricas.

No Brasil, esse conceito é regulamentado por meio do Decreto nº 5.882 de 2006. A comercialização é feita de acordo com as regras do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), podendo ser unilateral, bilateral ou multilateral.

Recentemente, o governo federal decretou a criação do mercado regulado de carbono por meio do decreto nº 11.075, de 19 de maio de 2022. A iniciativa tem foco na exportação de créditos, para compensar emissões vindas de países e empresas que precisam cumprir com seus compromissos de neutralidade de carbono.

Quer saber como sua empresa pode emitir menos carbono? Conte com o time GA AMBIENTAL!

Entre em contato conosco e saiba mais:
(79) 99893-4227
(79) 99991-5397

 


#gabrielaalmeidaconsultoria #consultoria #meioambiente #creditosdecarbono #moeda #efeitoestufa #sergipe

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.