Globo repórter comprova a eficiência do filtro de barro, classificando-o como um dos melhores do mundo!

Filtros e Purificadores em Aracaju, SE

Globo repórter comprova a eficiência do filtro de barro, classificando-o como um dos melhores do mundo!

Publicado em: 01/07/2020 às 09:00   Por Lojão dos Filtros
globo reporter

     Numa reportagem do Globo repórter, exibida na data de 16/06/2017, dedicou-se a falar sobre criações brasileiras, sendo que uma das criações que foram apresentadas é um dos produtos oferecidos na nossa loja: o filtro de barro, sendo apresentada a história e a eficiência do mesmo!

     Segundo a reportagem, o filtro de barro apareceu como solução para nossos antepassados no século XIX, quando a água consumida vinha de poços, rios, ou de canalizações feitas pela cidade, de maneira rudimentar, até chegarem a fontes e chafarizes, a exemplo dos arcos na Lapa, no Rio de Janeiro, que foi construído no século XVIII para levar água do rio carioca até um chafariz de 16 bicas, situado no centro da cidade para abastecer a população.

     Tal modelo de abastecimento promoveu muitas epidemias causadas pela água de má qualidade, e mostrou-se ultrapassado com grande crescimento das cidades, uma vez que a estrutura de distribuição de água não atendia a toda a população. Foi então que, com a emigração dos italianos e portugueses para o Brasil, no começo do século XX, veio com eles o modelo de filtro utilizado na Europa, onde as velas eram pedras porosas, enquanto os filtros, de metal ou pedra. O filtro francês, por exemplo, era uma grande pedra, de 50 Kg, no formato de uma cuba, onde se jogava a água para se filtrar, sendo ele restrito a pessoas de melhor condição financeira. Até que um dia, um destes imigrantes percebeu que as jazidas, que ele viu no interior de São Paulo, podia fornecer material para fazer bons potes de cerâmica, e consequentemente, fazer os filtros, o que fez sucesso, uma vez que gerava água pura, fresquinha e gostosa, além de proporcionar ao povo da época que a água chegasse às suas casas de forma limpa, e sem contaminação.

     O filtro foi se aperfeiçoando, sendo a vela, na época, um disco de cerâmica porosa colada com breu e cera. Depois de décadas, foi que mudamos para uma camada de cerâmica porosa, com uma porção de carvão na parte interna, mais uma camada de prata coloidal (que tem a capacidade de matar as bactérias presentes na água).

     A reportagem então falou sobre a qualidade da filtragem do filtro de barro, testada no Instituto Vital Brasil, situado em Niterói (RJ), laboratório oficial, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, onde são feitos estudos, pesquisas e programas de controle de doenças que ameaçam a saúde pública. Para realizar o teste, foi coletada água diretamente do esgoto, misturada a água limpa, a fim de testar a capacidade de tirar todas as impurezas da água. Com o resultado, atestando a ausência de coliformes totais, até o presidente do instituto ficou surpreso, dando nota 10 ao nosso filtro.

     Em seguida, entrevistando sr. “Pagé”, profissional com mais de 60 anos de experiência, perguntando sobre “como fazer um filtro perfeito”, o senhor fala que tudo começa na jazida, selecionando as argilas que serão usadas para a fabricação, uma vez que o filtro precisa de porosidade, para deixar a água mais fresquinha, como só ele deixa, o que mostra que não é qualquer argila que pode servir de matéria prima para um filtro de barro de qualidade, e por isto precisamos saber uma marca de qualidade para comprar o filtro certo.

     Nas nossas lojas, você encontra diversos filtros de barro, das melhores marcas e com a melhor qualidade!!!

Link: http://g1.globo.com/globo-reporter/edicoes/2017/06/16.html#!v/5946176 > Acesso em 18/12/2019


filtrodebarroaguaalcalina

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.