Alivio de dores com liberação miofascial!

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Alivio de dores com liberação miofascial!

Massoterapia (2)

A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia, ajudando no relaxamento e alongamento dos músculos.

 

Você sabe o que é a Liberação Miofascial? Você sabe o que é fáscia? Então, continue a leitura.

 

O que é a fáscia?

Liberação miofascial atua diretamente sobre a fáscia muscular. A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada abaixo da pele, extremamente resistente e elástica. É parecida como uma capa que recobre e protege todos os músculos do corpo, permitindo o deslizamento perfeito.

Dependendo dos movimentos do corpo, a fáscia pode sofrer lesões que atrapalham ou até mesmo impedem o trabalho dos músculos, causando muita dor

 

Causas das dores

Como percorre o corpo todo e está relacionada aos movimentos, a fáscia pode sofrer alterações devido a uma série de fatores: treinos muito intensos, prática esportiva não supervisionada, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto. Outras causas como estresse e desgastes emocionais também podem afetar a fáscia e causar dor.

O corpo reage a estas alterações formando nódulos, que são chamados de pontos gatilhos. Eles acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético. Também alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular.

A partir daí o ciclo “desgaste – formação de nódulos – dificuldade de movimento- desgaste”, vai culminar no aparecimento de lesões, prejudicando o rendimento físico e a qualidade de vida.

A liberação miofascial (mio =músculo+ fáscia = tecido conectivo) trabalha para liberar essas restrições.

Os benefícios da liberação miofascial

A liberação miofascial é uma técnica especializada de alongamento que libera as tensões e realinha o corpo. Esse objetivo é alcançado pressionando-se, com os dedos, alguns pontos do corpo para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia. Os benefícios são vários, dentre eles:

  • Liberar as tensões e dores musculares crônicas;
  • Liberar o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;
  • Modificar a distribuição da massa muscular;
  • Melhorar a circulação e a respiração;
  • Promover mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
  • Aumentar a consciência corporal.
  • Promover maior mobilidade e amplitude de movimento
  • Reduzir a rigidez arterial e melhora da função endotelial vascular

 

Como todos os exercícios, a liberação miofascial deve seguir progressões. Considere pressão e densidade para avançar na prescrição.

Vale lembrar que, além da liberação miofascial, é preciso praticar o treinamento integrado, que valorize o movimento, e não somente os músculos. A duração da técnica vai depender do tecido trabalhado e da necessidade daquela musculatura. Normalmente, fica de 30 segundos a dois minutos em cada posição.

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