Encantos de Avaré: obra Primavera.

Informações em Geral em Avaré, SP

Encantos de Avaré: obra Primavera.

Publicado em: 07/12/2020 às 10:25   Por Solutudo Avaré
Trabalho Inspirador

Se você passou ali pela rua Minas Gerais, não teve como não perceber a beleza dessa arte, que está bem na esquina da CAIC. 
Chamada de "Primavera" pelo seu autor, a  beleza da obra remete a mulher brasileira e traz significados importantes. 

A Primavera foi idealizada pelo artista Avareense, Sebastião Lima Xavier, que assina suas obras como Xavi, em parceria com a All Door.

Sebastião nos contou que "Eu olhava  muito aquela primavera e queria pedir para a proprietária da casa, porém na correria  isso não aconteceu.  Até que a Alessandra da All Door me encontrar e insistir. Prometendo ajudar com recursos, ela foi falar com a Dona Célia, proprietária da casa,  mostrando meu desenho proposto ali"

Após  aprensentar um projeto de como ficaria a obra, foi aprovada pela proprietária. 

A idéia de Xavi era dar um significado para a obra. |Segundo ele, na primavera, sempre acontecem as melhores coisas na natureza, além de ser a mais florida. Por isso, usar a planta "Primavera" como elemento fundamental da pintura, que remete aos cabelos da mulher. 

"Além disso, muitas pessoas condenam os predadores por sentimentalismo humano, por isso a idéia de colocar o Tucano e a Rolinha, para remeter a idéia de equilíbrio, de que um serve e precisa do outro", explica ainda Xavi. Nesse caso, porque, a Rolinha, tem uma produção muito rápida de filhotes e seus ovos alimentam predadores como Tucanos, que precisam dessa base para sobreviver. E como em Avaré, encontramos muitos Tucanos e Rolinhas, resolveu representar na pintura.

Um pouquinho do autor.

Sebastião Lima, começou a pintar aos 15 anos e logo descobriu as maravilhas de Salvador Dali.

Por longo tempo se deixou influenciar por tentar pintar como Dali, alguma inquietação o perseguia e em 1988 rabiscava quase que automaticamente com as canetas de onde trabalhava desenhando sobre acetatos pra apresentações em retroprojetor, que também o fizeram descobrir as manchas (Pareidolia) e as formas aleatórias.

Isso foi transcorrendo por anos sem  aperceber das potencialidades reais de uma plasticidade em figuras quase geométricas e abstratas.

As cores encantava meu subconsciente e em 2011 começou a colocar nas telas toda essa expressão traduzindo o que o coração queria dizer.

Se você quer conhecer mais sobre o artista, você pode conhecer um pouco dele aqui no site https://sebastiaolima189.wixsite.com/sebastiaolima/portfolio

Então já sabe, não deixe de passar lá pela CAIC e tirar um foto dessa obra que encantou ainda mais nossa cidade. 

 


#avaremaravilhosa#primavera#belezaderua#artederua#encantos#artista#xavi

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.