Entenda como funciona um Mapeamento de Processos na prática
Engenharia - Engenheiros em Bauru, SP
Entenda como funciona um Mapeamento de Processos na prática
O QUE É UM MAPEAMENTO DE PROCESSOS?
Uma empresa é formada por diversos processos e um sistema que os organiza. O mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão e organização que faz com que todas as atividades de uma empresa aconteçam de acordo com o planejado. Assim, o mapeamento pode identificar falhas, reduzir custos no desenvolvimento de produtos e sistemas e promover melhor domínio e compreensão dos processos utilizados. Caso haja necessidade, esses últimos podem ser simplificados ou substituídos.
CASE PRO JUNIOR
Em outubro, o Escritório de Projetos de Produção entregou um Mapeamento de Processos para uma empresa de engenharia e sistemas construtivos. Ela estava passando por algumas reestruturações internas em seus processos por dois motivos principais:
1. Mudanças no produto final
2. Processo de expansão da marca
Outro fator importante que levou a empresa a buscar a Pro Junior, foi o fato de terem alta dependência de funcionários, ou seja, muito conhecimento era retido nas pessoas. Isso dificultava a gestão do conhecimento e atrapalhava o resultado final.
Sendo assim, a Pro Junior detectou a necessidade de um mapeamento de processos para reduzir a dependência em pessoas, padronizar processos, inserir novos, controlar os já existentes e retirar os que afetam o resultado final.
ETAPAS
Primeiramente foi realizada uma coleta de dados com o gerente da produção para compreender melhor a situação atual da empresa. Depois, em uma coleta de dados mais completa, realizada por 5 membros do nosso Escritório de Produção e com todos os funcionários da empresa contratante, foram levantados dados gerais e sobre cada um dos setores.
A partir dos fluxogramas da empresa (geral e de cada setor), foi possível levantar todos os gargalos existentes e analisá-los, buscando suas causas raízes. Com essas origens identificadas, foi possível redesenhar todos os processos, sempre prezando pela otimização e padronização.
Exemplo de Fluxograma de um dos setores da empresa após ser otimizado.
Por fim, foram realizados levantamentos de planos de ação para auxiliar a implementação dos novos processos. Os planos visavam eliminar os gargalos e etapas que não agregavam valor.
RESULTADO
Embora o cliente estivesse localizado a cerca de 200km de Bauru, cidade sede da Pro Junior, o projeto foi realizado com sucesso, dentro do prazo programado, obtendo ótimos feedbacks do cliente.