Entenda como funciona um Mapeamento de Processos na prática

Engenharia - Engenheiros em Bauru, SP

Entenda como funciona um Mapeamento de Processos na prática

Pro Jr Mapeamento de processos

O QUE É UM MAPEAMENTO DE PROCESSOS?

      Uma empresa é formada por diversos processos e um sistema que os organiza. O mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão e organização que  faz com que todas as atividades de uma empresa aconteçam de acordo com o planejado. Assim, o mapeamento pode identificar falhas, reduzir custos no desenvolvimento de produtos e sistemas e promover melhor domínio e compreensão dos processos utilizados. Caso haja necessidade, esses últimos podem ser simplificados ou substituídos.

 

CASE PRO JUNIOR

        Em outubro, o Escritório de Projetos de Produção entregou um Mapeamento de Processos para uma empresa de engenharia e sistemas construtivos. Ela estava passando por algumas reestruturações internas em seus processos por dois motivos principais:

   1. Mudanças no produto final

   2. Processo de expansão da marca

        Outro fator importante que levou a empresa a buscar a Pro Junior, foi o fato de terem alta dependência de funcionários, ou seja, muito conhecimento era retido nas pessoas. Isso dificultava a gestão do conhecimento e atrapalhava o resultado final.

        Sendo assim, a Pro Junior detectou a necessidade de um mapeamento de processos para reduzir a dependência em pessoas, padronizar processos, inserir novos, controlar os já existentes e retirar os que afetam o resultado final.

 

ETAPAS

     Primeiramente foi realizada uma coleta de dados com o gerente da produção para compreender melhor a situação atual da empresa. Depois, em uma coleta de dados mais completa, realizada por 5 membros do nosso Escritório de Produção e com todos os funcionários da empresa contratante, foram levantados dados gerais e sobre cada um dos setores.

         A partir dos fluxogramas da empresa (geral e de cada setor), foi possível levantar todos os gargalos existentes e analisá-los, buscando suas causas raízes. Com essas origens identificadas, foi possível redesenhar todos os processos, sempre prezando pela otimização e padronização.

 

 Exemplo de Fluxograma de um dos setores da empresa após ser otimizado. 

 

 

Por fim, foram realizados levantamentos de planos de ação para auxiliar a implementação dos novos processos. Os planos visavam eliminar os gargalos e etapas que não agregavam valor.

 

RESULTADO

          Embora o cliente estivesse localizado a cerca de 200km de Bauru, cidade sede da Pro Junior, o projeto foi realizado com sucesso, dentro do prazo programado, obtendo ótimos feedbacks do cliente.

 

Sua empresa precisa de um Mapeamento de Processos? Entre em contato com a gente e faça um orçamento sem compromisso! Clique aqui. 


engenharia de produçãomapeamento de processosserviçoscasecase de sucesso

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.