Gestão do Conhecimento: conheça os nossos métodos de sucesso
Engenharia - Engenheiros em Bauru, SP
Gestão do Conhecimento: conheça os nossos métodos de sucesso
Simples processos internos que podem ajudar a alavancar resultados
Gestão do conhecimento é o termo utilizado para se referir ao gerenciamento estratégico de todo o conhecimento gerado na empresa, como dados, informações e aprendizados. De tal forma se compartilhar e armazenar os conhecimentos para mantê-los na empresa.
Trata-se de um número de processos realizados para auxiliar no crescimento sustentável e melhoria contínua da organização. Afinal, a empresa deve ser capaz de continuar operando suas atividades com excelência mesmo na falta de um funcionário especializado em determinada operação.
Segundo o Sebrae, “o maior capital de uma empresa é o conhecimento. E a capacidade de usá-lo para desenvolver produtos, ideias e serviços é o melhor diferencial competitivo.” Sabendo disso e prezando pela importância de gerir bem nossos conhecimentos, a Pro Junior utiliza algumas ferramentas que auxiliam nesse processo.
Conheça os métodos que utilizamos para gestão de conhecimento:
Mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que tem por finalidade documentar os processos existentes na organização. É fundamental que qualquer funcionário que tiver acesso ao mapeamento entenda quais são os passos para a realização das atividades, quais agentes estão envolvidos com o processo, o fluxo das informações, recursos necessários e demais dados que façam parte do conjunto de tarefas.
Uma das maneiras de estruturar um mapa de processos é o fluxograma. Existem diversos softwares para isso e, na Pro Junior, utilizamos o Bizagi. Aliado ao fluxograma, temos um documento de lições aprendidas, que deve ser revisado e complementado periodicamente - aconselha-se no mínimo uma vez por ano -, para que não sejam cometidos os mesmos erros mais de uma vez.
Manuais de Execução
O Manual de Execução (Imagem 3) é a principal forma utilizada na Pro Junior pelas áreas de projetos, voltado para a estipulação e descrição técnica detalhada de como deve ser realizado determinado serviço ou projeto do portfólio. Em nossos manuais estão colocados: descrição do serviço, público-alvo, forma de precificação, etapas do projeto, ferramentas envolvidas e também recomendações. Ele será base para a capacitação dos membros que atuarão nos escritórios de projetos.
Google drive
Uma dificuldade que a empresa tinha em anos anteriores era a de concentrar em um só lugar todos os documentos gerados. Como solução, passamos a utilizar uma das plataformas do Google, o Google Drive, que é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem e sincronização instantânea.
Assim, através da inserção da ferramenta na rotina dos membros foi possível garantir o agrupamento dos arquivos da empresa e sua acessibilidade por todos do time. Nossas pastas são numeradas para facilitar a localização dos arquivos.
Cogestão
Por fim, um ponto crucial para a Pro Junior é o período de cogestão. Como empresa júnior, nossa gestão tem duração de um ano e a cada período de 12 meses acontece a saída e a entrada de membros em todas as áreas da empresa. Para que a gestão seguinte evolua e não passe pelas mesmas dificuldades da anterior, existe um período chamado de “cogestão” que tem duração de dois meses. Ele acontece após a eleição da Diretoria Executiva que tomará posse no ano seguinte e são passados, dentro de cada área, todos os conhecimentos e lições aprendidas pela diretoria/escritório. O período é encerrado com uma imersão conjunta para debater e gerar soluções para questões estratégicas que envolvem a empresa.