Gestão do Conhecimento: conheça os nossos métodos de sucesso

Engenharia - Engenheiros em Bauru, SP

Gestão do Conhecimento: conheça os nossos métodos de sucesso

Simples processos internos que podem ajudar a alavancar resultados

 

Gestão do conhecimento é o termo utilizado para se referir ao gerenciamento estratégico de todo o conhecimento gerado na empresa, como dados, informações e aprendizados. De tal forma se compartilhar e armazenar os conhecimentos para mantê-los na empresa.

Trata-se de um número de processos realizados para auxiliar no crescimento sustentável e melhoria contínua da organização. Afinal, a empresa deve ser capaz de continuar operando suas atividades com excelência mesmo na falta de um funcionário especializado em determinada operação. 

Segundo o Sebrae, “o maior capital de uma empresa é o conhecimento. E a capacidade de usá-lo para desenvolver produtos, ideias e serviços é o melhor diferencial competitivo.” Sabendo disso e prezando pela importância de gerir bem nossos conhecimentos, a Pro Junior utiliza algumas ferramentas que auxiliam nesse processo.

Conheça os métodos que utilizamos para gestão de conhecimento:

 

Mapeamento de Processos 

Mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que tem por finalidade documentar os processos existentes na organização. É fundamental que qualquer funcionário que tiver acesso ao mapeamento entenda quais são os passos para a realização das atividades, quais agentes estão envolvidos com o processo, o fluxo das informações, recursos necessários e demais dados que façam parte do conjunto de tarefas.

Uma das maneiras de estruturar um mapa de processos é o fluxograma. Existem diversos softwares para isso e, na Pro Junior, utilizamos o Bizagi. Aliado ao fluxograma, temos um documento de lições aprendidas, que deve ser revisado e complementado periodicamente - aconselha-se no mínimo uma vez por ano -, para que não sejam cometidos os mesmos erros mais de uma vez.

 

Manuais de Execução

O Manual de Execução (Imagem 3) é a principal forma utilizada na Pro Junior pelas áreas de projetos, voltado para a estipulação e descrição técnica detalhada de como deve ser realizado determinado serviço ou projeto do portfólio. Em nossos manuais estão colocados: descrição do serviço, público-alvo, forma de precificação, etapas do projeto, ferramentas envolvidas e também recomendações. Ele será base para a capacitação dos membros que atuarão nos escritórios de projetos.

 

Google drive

Uma dificuldade que a empresa tinha em anos anteriores era a de concentrar em um só lugar todos os documentos gerados. Como solução, passamos a utilizar uma das plataformas do Google, o Google Drive, que é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem e sincronização instantânea.

Assim, através da inserção da ferramenta na rotina dos membros foi possível garantir o agrupamento dos arquivos da empresa e sua acessibilidade por todos do time. Nossas pastas são numeradas para facilitar a localização dos arquivos. 

 

Cogestão

Por fim, um ponto crucial para a Pro Junior é o período de cogestão. Como empresa júnior, nossa gestão tem duração de um ano e a cada período de 12 meses acontece a saída e a entrada de membros em todas as áreas da empresa. Para que a gestão seguinte evolua e não passe pelas mesmas dificuldades da anterior, existe um período chamado de “cogestão” que tem duração de dois meses. Ele acontece após a eleição da Diretoria Executiva que tomará posse no ano seguinte e são passados, dentro de cada área, todos os conhecimentos e lições aprendidas pela diretoria/escritório. O período é encerrado com uma imersão conjunta para debater e gerar soluções para questões estratégicas que envolvem a empresa.

 

Quer melhorar a gestão do conhecimento na sua empresa? Faça um orçamento do nosso serviço de mapeamento de processos!


mapeamento de processosgestão de conhecimentoengenharia de produçãogoogle drivecogestãomanuais

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.