Alimentos que fazem bem para o cérebro

Neurologia em Botucatu, SP

Alimentos que fazem bem para o cérebro

Publicado em: 24/02/2022 às 10:21   Por Dr. Alexandre Taborda - Neurologista

"Você é o que você come". Tenho certeza que você já ouviu essa máxima e, provavelmente, já sentiu os benefícios ou os problemas da alimentação que você adota.


As escolhas nutricionais que fazemos desempenham um papel muito importante na nossa saúde geral. Há certos alimentos que ajudam a manter e até mesmo a melhorar a saúde do cérebro, diminuindo o risco de desenvolver problemas neurológicos.

Alguns proporcionam benefícios para a memória, cognição e ajudam a evitar algumas doenças. Veja eles aqui!

1. Blueberries (Mirtilos)
Contém um composto com efeitos antiinflamatórios e antioxidantes que reduzem o risco de envelhecimento do cérebro e de doenças neurodegenerativas. Além disso, os antioxidantes também ajudam na comunicação entre as células cerebrais.

2. Peixes
Os chamados peixes "gordos" como truta, salmão e sardinha contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3, essencial para a produção de células cerebrais e nervosas. A deficiência de ômega 3 pode causar problemas de aprendizagem e depressão.

3. Ovos
São ricos em vitaminas do complexo B que ajudam a desacelerar o declínio cognitivo (a deficiência dessa vitamina têm sido associada à depressão e à demência).

4. Chá e café
A cafeína, presente no café e em alguns chás, estimula a função cerebral e melhora o estado de alerta, além de ser antioxidante. O chá verde também contém o aminoácido L-teanina, que aumenta a atividade dos neurotransmissores.

5. Sementes de abóbora

 

Contêm zinco, magnésio, cobre e ferro. O cérebro usa o zinco para a sinalização nervosa, o magnésio para aprendizado e memória, o cobre para controlar os sinais nervosos e o ferro para prevenir o "brain fog": uma disfunção cognitiva que pode causar esquecimento, fadiga, confusão, distração fácil e/ou diminuição da capacidade de concentração."Você é o que você come". Tenho certeza que você já ouviu essa máxima e, provavelmente, já sentiu os benefícios ou os problemas da alimentação que você adota.

 



Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.