Você sabia que Botucatu já foi a capital da Bolacha?

Criação de Sites em Botucatu, SP

Você sabia que Botucatu já foi a capital da Bolacha?

doce-maria-bonita-maria-mole-com-bolacha-50-unidades-doce-maria-bonita

A cidade chegou a produzir 800 kg de bolachas por hora

á parou para pensar em quantas histórias nossa cidade guarda? Toda semana, a Solutudo revela algumas curiosidades sobre a nossa querida Botucatu, dessa vez falaremos sobre a famosa Indústria das Bolachas Catu.

Botucatu, já foi referência nacional em produção de muitos alimentos, entre eles, a bolacha. A Indústria Catu, inaugurada em Botucatu na década de 60, era de propriedade da família Martin, e acredite: chegava a produzir 800 kg de bolachas por hora! A fábrica que era ultramoderna e muito tecnológica para a época, teve o investimento de mais de oitocentos mil cruzeiros, proporcionando emprego a cinquenta empregados logo na sua inauguração.

A indústria ficava localizada onde hoje é a Caio/Irizar, no km 259 da Rodovia Marechal Rondon.

O grande diferencial da marca era a matéria prima: as bolachas eram feitas com o leite da fazenda, da própria família Martin, a fábrica utilizava 500 litros de leite e 100 sacas de farinha, para produzir mais de 6 mil bolachas por dia. Eram produzidas bolachas do tipo água e sal, maisena, maria e biscoitos em formato de bichinhos para as crianças. Algumas eram embaladas em grandes latas vermelhas e distribuídas Brasil afora.

A escolha do nome da indústria foi sugestão de Hernani Donato, famoso historiador e jornalista da época.

“CATU” em tupi guarani, significa “bons”, ao mesmo tempo que é
um componente de Botucatu, cidade que se visou homenagear com a
escolha do nome.

Essa matéria foi escrita graças a terceira geração da família Martin que em homenagem aos seus antecedentes, lançaram o Livro “Familiando em Prosa e Verso” da autora Carmen Silvia Martin Guimarães.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Texto por: Bianca Somera

https://conteudo.solutudo.com.br/solutudo/e-biscoito-ou-bolacha-acredite-se-quiser-mas-botucatu-ja-foi-a-capital-da-bolacha/


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.