Botucatu no combate às bitucas de cigarro. Saiba como ajudar

Informações em Geral em Botucatu, SP

Botucatu no combate às bitucas de cigarro. Saiba como ajudar

Publicado em: 21/03/2019 às 08:57   Por Solutudo Matriz
Cuesta Limpa discutiu estratégias na noite de quarta-feira

O tema do Cuesta Limpa 2019 será o combate ao descarte irregular de bitucas de cigarro. A questão foi levantada durante a solenidade de definição do calendário das ações em Botucatu, promovida na noite de 20 de março, no Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”.

Durante a apresentação do projeto aos aproximados 20 voluntários presentes, o presidente do Comutur (Conselho Municipal de Turismo), Cristiano Vieira apresentou números preocupantes. “Por dia são descartados nas ruas de Botucatu em média 130 mil bitucas de cigarro. É muita coisa”, revela.

Essa proporção de descarte é maior do que a quantidade de moradores da cidade, de acordo com dados do IBGE, estimam que atualmente nossa população é de 144.820 habitantes.

Para combater essa situação a Campanha Cuesta Limpa desse ano, terá como um dos focos a conscientização em torno desse lixo contaminante. “Estamos habituados a falar para o pessoal não jogar lixo nas ruas e até chamar a atenção de quem faz isso no cotidiano, mas com as bitucas de cigarro é como se fossemos coniventes. Temos que passar a chamar atenção nesse sentido também”, diz Vieira.

Para Fernanda Bernardi, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Verde, o ideal seria combater essa situação em sua fonte, ou seja, trabalhar para evitar os hábitos tabagistas.

“O correto seria as pessoas não terem esse hábito, mas isso é difícil de combater, então temos que alertar sobre a necessidade do descarte consciente, ou apontar a possibilidade de o fumante ser responsável pelo seu lixo, carregando a bituca consigo até encontrar um local adequado para o descarte”, diz.

Ações começam sábado na Amando de Barros






Abrindo o combate às bitucas o Cuesta Limpa realizará uma ação de conscientização no sábado na rua Amando de Barros e domingo no Lageado. Lembrando que além da iniciativa contra as bitucas o grupo também atuará no recolhimento de outros tipos de lixos nesses locais.

“Vamos abordar as pessoas nas ruas para tratar desse tema, preencheremos formulários com essas pessoas. Também preparamos duas faixas impactantes para alertar a população sobre as bitucas“, comenta Vieira.

As lideranças ambientais da cidade presentes na reunião também apontaram que estão articulando junto a vereadores da Câmara Municipal de Botucatu uma legislação específica sobre o descarte de bitucas de cigarro no meio ambiente.

As ações desse final de semana fazem parte das comemorações alusivas à Semana da Água e acontecem nos seguintes horários

Sábado, dia 23, às 10 horas, na Amando de Barros, e  domingo às 14 horas - na Fazenda Lageado.

O restante da programação do Cuesta limpa será discutida entre os voluntários da Campanha. “Esse ano tivemos uma adesão muito grande, até agora são mais de 100 pessoas inscritas e ainda estamos recebendo o cadastro de interessados em auxiliar na conscientização e limpeza de nossa Cuesta”, finaliza Vieira.

 


#botucatumaravilhosa

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.