Monitore online o comportamento de seu cliente

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Monitore online o comportamento de seu cliente

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As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias assim como em empresas de todo o país. Muitas têm investido em estratégias para aumentar vendas e reter clientes. Mas de nada ainda vender e não receber, não é mesmo?

A inadimplência já atinge 63 milhões de brasileiros e tem afetado diretamente a saúde financeira de muitas empresas. Segundo a base da Boa Vista SCPC, os indicadores começam a melhorar, mesmo que num ritmo mais lento do que o desejado por empresários.

Segundo o indicador de recuperação de crédito divulgado em setembro – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – houve alta de 1,6% no acumulado de 12 meses (outubro de 2017 até setembro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). A expectativa é que com a melhora na renda, as famílias encontrem situação financeira mais favorável, que permitirá uma evolução mais consistente na recuperação de crédito.

Mas por enquanto, a falta de pagamento tem causado sérios prejuízos e muitas empresas têm encerrado as atividades por não conseguirem sobreviver às adversidades do atual cenário econômico.  Não preciso dizer que toda operação de crédito traz riscos de inadimplência, não é mesmo?

Por isso é importante você saber que neste momento, mais do que qualquer outro, é fundamental monitorar o comportamento de seus clientes. Qualquer alteração pode ocorrer e você deve estar preparado para ter agilidade na tomada de decisões e, assim, evitar prejuízos. Para isso, é essencial obter o máximo de informações sobre a situação cadastral de seus clientes. E assim seguir a recomendação de Adriano Blatt, em “Créditos Inadimplidos e Inadimplência”, quando refere-se ao lema básico que todo credor deve ter em mente quando se defrontar com problema: “Primeiro a detectar, primeiro a agir”.

E como fazer isso? Use a tecnologia a seu favor! Dadas as circunstâncias econômicas em que o país e a população se encontram, a inadimplência de clientes não será extinta de maneira permanente mas é importante você acompanhá-la.

Primeiramente é necessário interpretar o índice de inadimplência e, se estiver muito alto, por exemplo, você terá de tomar decisões rápidas para não agravar a situação. Verifique em qual área seus recursos são aplicados e evite fazer investimentos. Pense que num mercado competitivo, onde as empresas buscam a liderança alicerçada também na redução de custos, todas as áreas de seu negócio devem contribuir para a redução significativa de custos, sobretudo custos indiretos, ou seja, aqueles que não agregam valor ao seu produto ou serviço.

Este é também um bom momento para renegociar prazos e contratos. Empréstimo? Só em último caso! Há vários motivos que tornam os empréstimos como alternativas ruins, só para citar alguns: juros elevados, excesso de garantias exigidas pelo banco, exigência de fiadores ou avalistas, nova despesa referente aos pagamentos mensais das parcelas do financiamento, entre outros.

O ideal mesmo é evitar que você chegue ao ponto de pensar na hipótese de um empréstimo. Hoje há no mercado soluções de monitoramento de CNPJ que analisam o risco e as oportunidades da carteira de clientes e fornecedores, com base em informações completas de dados cadastrais, restritivos e riscos.

A Boa Vista SCPC, por exemplo, oferece o Sistema de Gerenciamento de Carteiras, que por meio de alertas enviados por e-mail, sua empresa pode acompanhar alterações no comportamento comercial de clientes e fornecedores e, assim, antecipar suas ações de relacionamento. E nem precisa de muito domínio de tecnologia! A ferramenta é de fácil navegação e atua de forma inteligente e funcional. Auxilia você a identificar novas oportunidades de negócio e proporciona mais agilidade na tomada de decisão, reduzindo riscos de fraude e inadimplência.

Este Gerenciamento de Carteira atua no ciclo completo do negócio: da prospecção e concessão passando pela gestão e cobrança. A ferramenta acompanha a evolução e as mudanças importantes em potenciais clientes e mostra o momento para apresentar uma proposta ou negociação. E isso pode ser feito tanto com clientes novos, quanto para os já consolidados e os que têm potencial para o seu negócio.

Você consegue gerenciar e monitorar os principais comportamentos que influenciam na tomada de decisões de crédito, analisar atualizações de limites de crédito e até reativar clientes inativos.

Os benefícios são garantidos! Refletem no seu fluxo de caixa, uma vez que haverá aumento nas vendas com clientes de baixo risco e alto potencial e redução de perdas com clientes de alto risco. Você ainda vai reduzir despesas com cobrança!

Quem conhecer outros benefícios? Entre em contato com a ACE Jundiaí!


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