Luz, câmera, ação: já ouviu falar em vídeo currículo?

Agências e Instituições de Emprego em Jundiaí, SP

Luz, câmera, ação: já ouviu falar em vídeo currículo?

Publicado em: 10/05/2021 às 15:35   Por ASH Talentos
como_fazer_video_curriculo

Com a pandemia da covid-19, tivemos que nos adaptar com muitas ferramentas para nos comunicar, trabalhar, ver os entes queridos pelas telas… estima-se que a transformação digital foi antecipada/acelerada em pelo menos 10 anos! E é claro que não poderia ser diferente com os processos seletivos.

 

As empresas precisaram seguir com os processos seletivos de maneira digital e uma das opções para conhecer um pouco mais sobre os candidatos, principalmente para analisar a comunicação, postura e o desejo pela vaga de emprego/estágio anunciada é receber um vídeo currículo.

 

Mas o que é Vídeo Currículo?

O nome já diz: um vídeo que o candidato faz para se apresentar (e também “se vender” para conquistar a tão sonhada vaga) de uma forma bem objetiva e prática. E olha, vale a pena apostar no vídeo currículo – é muito bom para as empresas e também para os candidatos.

 

O vídeo currículo é mais dinâmico e é possível apresentar com mais intensidade, emoção e originalidade o perfil, as habilidades, a formação e a trajetória profissional.

 

E as empresas podem ainda usar um mix de vídeo currículo e currículo tradicional – uma combinação perfeita que pode ser mais assertiva, ágil e eficaz. Afinal, os RH’s/empresários devem acompanhar as tendências da inovação e tecnologia a favor do negócio.

 

O vídeo currículo também é uma forma de reduzir despesas e otimizar o tempo para as duas partes: para o candidato economiza com deslocamento e para a empresa agiliza as etapas do processo. Muito bacana, né?

 

 

Dicas práticas para um vídeo currículo

  • Procure um local tranquilo e sem ruídos para não comprometer o som. A iluminação é fundamental para melhor apresentação;
  • Posicione o celular na posição horizontal e de preferência que não seja no modo selfie, assim você pode focar e olhar direto na câmera. Ao se ver no modo selfie pode causar aquela vergonha;
  • A vestimenta, cabelo, maquiagem e barba são importantes para a sua apresentação. Lembre-se que o recrutador receberá o seu vídeo. É como se você tivesse na entrevista presencial;
  • Prepare o seu texto com antecedência. Se for preciso, treine várias vezes antes de gravar;
  • Seja objetivo e direto ao ponto. Recomenda-se um vídeo de no máximo 3 minutos;
  • Seja original. Fale com naturalidade. Nada forçado. Se conseguir falar de maneira espontânea sem ler textos, será muito melhor.

 

E aí, preparado para começar o seu vídeo currículo?

Um abraço e até a próxima!

 

Foto: Reprodução



Mercado de Trabalho em AçãoColuna Solutudo

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.