Mercado de Trabalho em Ação: evite fazer isso antes de uma entrevista de emprego!

Agências e Instituições de Emprego em Jundiaí, SP

Mercado de Trabalho em Ação: evite fazer isso antes de uma entrevista de emprego!

Publicado em: 27/08/2021 às 16:33   Por ASH Talentos

Se existe uma coisa que é extremamente mal vista no mundo corporativo é o candidato faltar na entrevista de emprego. Saiba o porque e confira dicas!

 

Sinto dizer, mas essa é uma notícia não muito boa para quem tem o péssimo hábito de faltar a compromissos, principalmente profissionais, sem antes avisar ou dar alguma justificativa. Aos olhos dos recrutadores, faltar a uma entrevista de emprego é indicativo de falta de comprometimentoresponsabilidade e desinteresse em relação à vaga que lhe é oferecida.

Os profissionais que trabalham na área de processos seletivos vivenciam esse cenário diariamente, ao mesmo tempo em que se esforçam para entender o que se passa na cabeça da pessoa que se candidata para uma determinada vaga e diz que precisa trabalhar, que emprego está difícil, que deseja a vaga porque está há tantos anos desempregada, que precisa do primeiro emprego, que liga diversas vezes, envia WhatsApp, Direct, e que no fim tem essa atitude…

Entende agora porque nos esforçamos para entender? 

 

 

Tempo: valorize o seu e o do outro!

O candidato precisa investir o seu tempo em várias fases do processo: fazer o cadastro no site, localizar a vaga, se candidatar, fazer a entrevista com o recrutador, testes, etc. E aí chega o dia tão esperado que é a entrevista na empresa e o candidato simplesmente não aparece, não dá satisfação ou informa com alguns minutos de antecedência que não quer mais seguir no processo seletivo… Que decepção para a consultoria, para a empresa e todos os envolvidos no processo que dispensaram o seu valioso tempo para essa pessoa. “Time is Money – Tempo é dinheiro!” 

 

Certamente, cada indivíduo tem seus motivos particulares para não comparecer a uma entrevista de emprego, porém o ideal é que a ausência seja comunicada com antecedência ao recrutador — seja para remarcar a entrevista ou para informar que não possui interesse, de modo a dar a oportunidade para outra pessoa. Empatia é fundamental nesse momento! #ficadica 

 

Leia também: Mercado de Trabalho em Ação: as vantagens de um estagiário

 

comprometimento é e sempre será uma característica fundamental em toda a sua jornada profissional. Pense nisso! O mundo corporativo é muito grande, mas, ao mesmo tempo, pequeno. As pessoas vão se conectando e assim começam as referênciasindicações para conseguir oportunidades melhores.

 

 

Hora das dicas!

  • Se candidate apenas para as vagas que de fato tem interesse e compareça na entrevista;
  • Se você pensa que “fica feio desistir de uma vaga” ou que não saberá dar explicações suficientes, pense que é pior não dizer nada e simplesmente faltar. Seja sincero;
  • Então ligue, envie um e-mail, um zap ou até um sinal de fumaça com antecedência! Ahh, e não se esqueça de agradecer a oportunidade deixando sempre as “portas abertas”. 

Faltar à entrevista de emprego é um mau hábito que pode arruinar a sua oportunidade, pois contribui para deixar uma imagem negativa a seu respeito. Aos olhos dos recrutadores, isto é irresponsabilidadefalta de empatia e de comprometimento. Dificilmente você terá outra oportunidade naquela empresa!

 

E aí, tem certeza que vai faltar na sua próxima entrevista de emprego? 

 


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.