Planejamento: o passo a passo de como fazer

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Planejamento: o passo a passo de como fazer

Publicado em: 14/05/2020 às 17:16   Por Comércio de Jundiaí
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Quando dizem que o sucesso de uma empresa depende do planejamento, não é exagero. Sem considerar variáveis e os percalços do caminho, as chances do seu sonho se tornar um pesadelo aumenta e muito!

Além de ajudar a prever os problemas, esse mapeamento de ideias é essencial para traçar objetivos e metas e averiguar se a estratégia proposta é a ideal. Aqui você vai entender melhor a sua importância e aprender como fazer um planejamento passo a passo para o seu negócio.

O que é o planejamento

O planejamento é um método para estruturar ações que auxiliem a atingir um objetivo. Ou seja, são ações desenvolvidas que bem executadas levarão ao resultado esperado. Por exemplo, se você deseja vender X no fim do mês, quais passos você precisa dar para isso? São esses passos que devem ser bem elaborados para alcançar essa meta de venda.

 

Importância

De modo geral, o planejamento é importante para fornecer o melhor caminho em busca de um objetivo. Esse caminho possui passos e ações essenciais que diminuem os riscos de erro.

Através dele, você também terá uma visão detalhada dos seus objetivos e ações. Assim, fica mais fácil averiguar quais passos tomar, o que está sendo feito de errado, o que deve ser melhorado, entre outros aspectos.

Para entender melhor, vamos ao passo a passo de como fazer um planejamento.

 

Planejamento passo a passo

 

1.Definir público-alvo e ambiente

Em primeiro lugar, é preciso entender mais sobre a sua empresa. Parece fácil, mas não é tão simples assim. Você precisa entender quais são seus principais consumidores (público-alvo) e o ambiente que sua empresa está inserida.

Então, para ajudar nesse processo, reflita sobre as questões abaixo:

  • Público-alvo (aquele tipo de consumidor que mais te interessa):  o que gostam de fazer e consumir, o que esperam da sua empresa, seus hábitos, quais canais de comunicação mais utilizam.
  • Ambiente: entenda onde você está hoje.  Como já dizia o sábio Gato da história de Alice no País das Maravilhas, “[…] quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Nesse momento, você precisa entender como é o mercado do seu segmento, dados sobre o local em que sua empresa está, quais as tendências do futuro, o que os concorrentes estão fazendo.

 

2. Traçar objetivos

Sempre estamos pensando no futuro, não é mesmo? Com o seu negócio não deve ser diferente!

Para te ajudar nesse momento, reflita sobre as seguintes questões, por exemplo: Daqui 5 anos, onde sua empresa deseja estar? Qual a porcentagem de crescimento anual que deseja atingir? Qual o faturamento mensal que quer alcançar?

Questões como essas irão te auxiliar a definir objetivos e assim, tomar decisões mais concretas. Mas antes de respondê-las, aqui vai mais uma dica: não pense apenas em metas genéricas, como “o maior possível, o melhor possível”, ou cairá na frase do Gato da Alice.

É preciso que essas respostas sejam alcançáveis, tangíveis e de acordo com a sua realidade.

Dica: coloque dados numéricos a serem alcançados e estipule um tempo para cumprir. Assim, suas metas serão mais fáceis de serem planejadas e também serão alcançáveis.

 

3. Hora de agir!

Para facilitar a compreensão de tudo o que deve estar envolvido nas ações, disponibilizamos um quadro essencial para você estruturar o seu planejamento. Por meio desse template, será possível visualizar cada etapa de modo mais eficaz.

Assim fica mais fácil, né?!

 

4. Revisar

Parece que acabou, mas ainda não.  Para saber se o seu planejamento está no caminho certo, é preciso acompanhá-lo. Só assim saberá se suas ações são ideais para atingir o seu objetivo.

Desse modo, é preciso acompanhar a realização de tarefas: se estão sendo cumpridas, se estão dentro do prazo, avaliar o modo que foram estipuladas, quais os resultados obtidos, entre outros.

 

Além disso, é preciso estar antenado se essa estratégia traçada é a mais ideal para o seu negócio. Isso pode ser analisado através dos resultados em um determinado período de tempo – após um tempo mínimo para gerar resultados, claro. E caso não seja adequada, o ideal é reformular e reestruturar o planejamento por meio de outra estratégia.


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