Musicoterapia: Conheça a importância dela para os idosos e desenvolvimento infantil

Enfermeiras e Cuidadores em Jundiaí, SP

Musicoterapia: Conheça a importância dela para os idosos e desenvolvimento infantil

Publicado em: 12/05/2021 às 13:55 Por Senes Life
musicoterapia_-_capa

A população idosa no Brasil não para de crescer e novas alternativas para seu bem-estar estão dentre as pautas primordiais a serem debatidas. Uma dessas novas alternativas de destaque é a musicoterapia, que também tem papel importante no desenvolvimento infantil.

Seja na fase mais idosa da vida ou na primeira infância, as dúvidas são constantes para quem deseja cuidar bem dessas pessoas. E é inegável que métodos e abordagens para se promover o bem estar em ambas as fases da vida ajudam não só os envolvidos, como também suas famílias.

Mas como fazer tudo isso, mantendo essas pessoas ativas e dentro dos limites naturais de cada idade? Como ajudar no desenvolvimento infantil e também ajudar na qualidade de vida dos idosos? A musicoterapia pode surgir como uma grande ajuda em ambas as fases. 

Aliando entretenimento, arte e interação social, ela auxilia na prevenção de doenças e colabora para aquilo que os especialistas chamam de desenvolvimento da criança com qualidade e, também, para o “envelhecimento ativo”.

A musicoterapia, como o nome mesmo já diz, é uma forma de tratar os pacientes por meio da música. Esta é uma técnica muito usada com quem trabalha na área de saúde e bem estar, desenvolvendo diversas práticas de aprendizado, expressões e arte. Ela, também, ajuda na prevenção e na promoção de saúde para todos.

E a música faz isso com a gente, não é verdade? Você mesmo, ao ouvir uma música, já deve ter sentido emoções positivas ou negativas. Ela é capaz de evocar emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, como por exemplo: 

  • córtex;
  • amígdala;
  • cerebelo
  • hipocampo;
  • dentre outras;

Quando há o contato com a música, essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente, melhorando o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.

As sessões são feitas com o paciente ativo, que pode tocar e cantar junto com o profissional responsável pela atividade. Essa atividade pode ser trabalhada em sessões individuais ou em grupos, onde cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e juntamente com o terapeuta. No entanto, ambos trabalham as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta.

Os benefícios desse método são comprovados por estudos científicos feitos ao redor do mundo. 

A terapia recreativa e interação social

A musicoterapia voltada para esse público idoso tem por objetivo ajudar numa mudança positiva de comportamento, fortalecendo as capacidades cognitivas.

É bem comum que nessa fase da vida alguns problemas de saúde surjam e a musicoterapia consegue atuar para melhorar esses problemas. A partir da estimulação da memória, das habilidades mnêmicas, que são trabalhados os demais aspectos cognitivos e emocionais.

O ambiente musical consegue proporcionar a formação de novos conteúdos mentais e o resgate de memórias afetivas. Também é possível criar e compartilhar vivências, contribuindo ainda para o trabalho de movimentação corporal ou de reabilitação.

Como dissemos acima, a música consegue gerar “respostas fisiológicas” no corpo, como uma melhora do sistema cardiovascular e da pressão sanguínea. Na musicoterapia, o idoso que também toca um instrumento, mesmo que um chocalho, consegue exercitar as extremidades do corpo nas quais é comum haver complicações na irrigação sanguínea. 

A Senes Life entende que cuidar das pessoas é valorizar a vida integralmente. Para isso, temos profissionais capacitados, que supervisionam e prestam atendimento voltado ao bem-estar, saúde, higiene pessoal, além de todo o cuidado com a alimentação.  

Além disso, nos preocupamos com aspectos da educação, da cultura, do lazer e da recreação. Acreditamos que a beleza de viver com qualidade de vida é fundamental para a felicidade de todos. 

Entre em contato conosco para podermos ajudar na melhora da qualidade de vida da pessoa que você tanto ama.

 


musicamusicoterapiadepressãoidosocuidadorterceira idadeinfantildesenvolvimentoidoso

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.