FILHOS TAMBÉM PRECISAM DE EXPLICAÇÕES

Psicologia em Jundiaí, SP

FILHOS TAMBÉM PRECISAM DE EXPLICAÇÕES

qual-a-diferenca-entre-serviço-social-e-assistente-social

Para os pais, o desejo maior é educar seus filhos da melhor maneira possível, ao ponto de desejarem ser “os melhores pais”. Por isso, vejo que com a preocupação dos pais em quererem o melhor dos seus filhos, acaba educando-os com regras e castigos para os obedecerem.

Talvez, o que muitos pais se equivoquem, é pensar que as regras são para serem cumpridas e os castigos para os filhos aprenderem com as suas desobediências. Entretanto, será que os castigos acontecem depois de explicações para que os filhos escolham as consequências de suas atitudes?

Ou seja, é preciso tomar cuidado em impor regras e punições sem propor possibilidades para os filhos entenderem as consequências de cada atitude que fazem. Claro, isso não justifica não colocar limites e educar do jeito desejado, mas explicar antes de castigar. É importante possibilitar maneiras diferentes em cumprir com o que está sendo mandado pelos pais.

Na minha visão, acredito a melhor maneira de mostrar para seus filhos a autoridade como pais, é substituindo as regras por combinados. Isto é, quando se impõem regras e punições, fica evidente para os filhos a impotência deles em saber que não são compreendidos pelos pais.

Nesse sentido, mostrando para seus filhos possibilidades e maneiras em agradar e obedecer aos pais a partir de combinados e explicações, compartilharão com eles o compromisso de cumprir o que se responsabilizou com seus pais. Assim, os filhos terão mais consciência das suas ações e escolhas.

Além disso, terão mais confiança nos seus pais, já que irão descobrir que seus pais sempre cumprirão o que falam e poderão dividir suas angústias e sentimentos sem desconfiar na suposta punição.

Portanto, aconselho sempre indicar e explicar os limites e combinados. Assim, fazendo uma parceria constante de confianças, responsabilidades e uma relação harmoniosa entre pais e filhos.


jornal mexa-seartigoeducaçãofilhospsicologiaexplicaçãoempatiatolerânciarespeitoaceitaçãocuidado

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.