O PODER DO AUTOCONHECIMENTO

Psicologia em Jundiaí, SP

O PODER DO AUTOCONHECIMENTO

pexels-photo-2050590

Ainda é comum procurar psicoterapia quando está no seu limite e precisa de ajuda para resolver seus problemas. Talvez precisa ser reforçado que não há necessidade de estar no seu limite para procurar ajuda de um psicoterapeuta. Independente da abordagem que o psicoterapeuta se baseia, o principal objetivo é ajudar a pessoa a se conhecer melhor e resolver o que lhe incomoda.

Uma delas, que eu me baseio, é a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). É centrada na pessoa e não nos sintomas e diagnósticos, considerando as individualidades e diferenças de cada pessoa, aceitando cada indivíduo como ele realmente é, sem julgamentos e classificações.

A partir de princípios facilitadores (empatia, aceitação incondicional positiva e congruência), o psicoterapeuta acredita no potencial da pessoa de se atualizar e evoluir a medida que lhe faz bem, aceitando suas individualidades e diferenças.

Por isso, facilita a pessoa se autoconhecer e criar formas de se fortalecer, ganhando maiores possibilidades e autonomia em se perceber. E, assim, a pessoa buscar sua melhor maneira de encontrar suas próprias respostas.

Assim, o psicoterapeuta compreende a pessoa a partir do que ela acredita como verdade, sem o direcionamento dos princípios do psicoterapeuta. Deste modo, a relação entre a pessoa e o psicoterapeuta possibilita ser verdadeira, deixando livre de ameaças e julgamentos e com o direito da pessoa pensar a respeito do que está sendo discutido.

Normalmente na psicoterapia infantil, o brincar é um meio que a criança escolhe para se expressar, libertar e controlar suas tensões reprimidas. Com adolescentes o cuidado psicológico pode ser também pelo brincar, da mesma forma que com crianças pode ser pela conversa.

Quem decide o caminho dos encontros é a pessoa e o psicoterapeuta apenas a aceita e respeita as suas escolhas e individualidades, já que as condições, ritmos e necessidades de cada pessoa são diferentes.

Enfim, acredito que fazer psicoterapia deveria ser uma atividade rotineira e sem preconceitos, pois em todo momento os diversos sentimentos estão presentes no ser humano. Por isso, dar uma atenção maior e se autoconhecer para cuidar do seu interior é também importante para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.


auto oconhecimentopsicologiaterapiaatendimentoacpabordagem ajudaabordagem centrada na pessoapsicóloga~vanessa sardiscoinclusão de dentro para fora

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.