Sistema de Freios: Dicas e cuidados

Oficinas Mecânicas para Carros em Tietê, SP

Sistema de Freios: Dicas e cuidados

Publicado em: 24/07/2019 às 15:17   Por Auto Mecânico Tcho
163814-sistema-de-suspensao-tudo-o-que-o-motorista-precisa-saber

O sistema de freios é responsável pela segurança de qualquer motorista, por isso o bom funcionamento deles é primordial. Para isso alguns cuidados devem ser tomados e as revisões preventivas constantemente realizadas.

O ideal é que a manutenção seja feita nas pastilhas, lonas, discos e tambores. Nesse artigo, apresentamos algumas dicas e cuidados que você deve ter para manter o bom funcionamento de todo o sistema de freios. Confira!

Cuidados na hora de frear

As frenagens bruscas aumentam a possibilidade de empenamento do disco e faz com que os freios se desgastem mais rapidamente. Com isso você tem mais um motivo em manter atenção nas estradas e evitar as frenagens bruscas, além do mais, a durabilidade do sistema de freios está diretamente ligada à capacidade do motorista em saber pisar no pedal dos freios de modo correto e sutil.

Uma boa dica é usar mais o freio motor. Deixe o carro sempre engrenado em marchas mais curtas nos declives. Isso limita a aceleração do veículo, alivia os freios e ainda diminui o consumo de combustível.

Cuidado com o fluído de freio

Um dos mais importante e o que menos recebe atenção dentro do sistema de freios é o fluído, que consiste em um óleo sintético que circula pela tubulação do sistema e tem a função de transferir a força aplicada no pedal para as rodas do veículo.

A verificação desse óleo deve ser de preferência semanalmente, devido a degradação natural do sistema e consequentemente a contaminação desse fluído.

A troca total do fluído de freio varia conforme o modelo do carro, mas recomenda-se em geral a cada 2 anos ou 20.000km – o que ocorrer primeiro. Um fato de extrema importância é que esse óleo deve ser escolhido exatamente de acordo com as especificações que constam no manual do veículo para evitar que problemas mais sérios possam surgir.

Atenção às pastilhas e discos

Cada veículo é capaz de alertar o seu motorista quando alguns tipos de problemas surgem. Se em momentos de frenagens mais fortes, ou durante um trajeto em uma subida ou descida acentuada, acender ou piscar a luz do freio de mão no painel, isso é um sinal de que as pastilhas estão bem gastas, próximas de acabar ou de que há algum vazamento do fluído de freio. Há uma relação entre o desgaste das pastilhas e o fluído de freio, portanto não o complete se houver vazamentos no sistema.

Caso seja necessária a troca das pastilhas, pode ser necessário também a troca dos discos. Um detalhe importante é que o motorista deve evitar frear forte durante os primeiros 300 km após a troca, pois a pastilha e o disco estarão se ajustando nessas primeiras quilometragens e um abuso dos mesmos nesta situação pode comprometer ambos permanentemente.

Fique atento aos sinais que o seu carro pode emitir referente aos freios. Alguns sintomas como chiado ao frear, a necessidade de adicionar fluído de freio constantemente em curto espaço de tempo, a falta de potência nos freios e as luzes que eventualmente podem se acender no painel.

Se o seu veículo apresentar alguns desses sintomas, traga o seu carro para a Auto Center Blumenau, aqui podemos averiguar os problemas e fazer as correções necessárias de forma correta e segura.


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.