Alface d´água

A Classificar
Produto oferecido por: Botucatu Garden
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

A Alface d´água é uma planta aquática pertencente a família das Araceae, possui 104 gêneros e 3.500 espécies diferentes, que se caracteriza por ser uma família de espécies vegetais herbáceas, terrestres, de forma arbustiva, entouceiradas e rizomatosas ou bulbosas. As plantas que pertencem a família das Araceae raramente são aquáticas. As Araceae são plantas que são muito usadas pelo paisagismo, principalmente para decorar ambientes interiores.

O nome Alface d’água é um dos nomes populares da planta que possui o nome cientifico de Pistia Stratiotes. Outros nomes populares dessa espécie vegetal são: Erva de Santa Luzia, Flor d’água, Repolho d´água, Gôlfo, Lentilha d´água, Mururé, Mururé Page, Page, Pasta, Repolhinho d’água e Santa Luzia.

 nome cientifico Pistia Stratiotes possui como sinonímia botânica os nomes: Pistia Crispata e Pistia Minor.

A Alface d´água é uma planta nativa da América Tropical, sendo facilmente encontrada na América do Sul, na América Central e na América do Norte. A Alface d’água é nativa do Brasil, no entanto ela é uma planta que não é peculiar apenas ao nosso país.

Uma das curiosidades da Alface d’água é que ela é uma planta usada nos rituais religiosos da cultura afro no Brasil, sendo utilizada para preparar a chamada “água sagrada”.

As Características e O Cultivo da Alface D´água

A Alface d’água é uma das plantas aquáticas que pertencem a família das Araceae. Ela se caracteriza por ser flutuante e bastante rústica, isto é, cresce sem maiores cuidados e exigências para com as pessoas que a cultivam.

A Alface d’água é uma espécie vegetal de pequeno porte, e atinge uma altura que varia de média de 05 (cinco) a 15 (quinze) centímetros.

A Alface d’água é uma planta que apresenta ciclo de vida perene, isto é, ela apresenta um ciclo de vida longo. Devido a sua rusticidade e a sua capacidade de multiplicação, a Alface d’água pode se tornar uma planta daninha.

A realização de poda na Alface d’água não é necessária, no entanto são necessários cuidados para que a planta não infeste, pois caso isso ocorra será necessário remover os excessos para que a sombra não tome conta de toda a água.

A Alface d’água é uma planta típica de clima tropical, no entanto ela se adapta para ser cultivada em regiões com climas equatorial e subtropical. Por essas características, a Alface d’água é uma espécie que aprecia o sol e o calor, e deve ser cultivada a pleno sol e preferencialmente em água que esteja sem cloro ou outros produtos químicos que possam vir a ser prejudiciais a espécie vegetal.

A temperatura ideal para o cultivo da Alface d’água é aquela que oscila dos 20 graus Celsius aos 30 graus Celsius.

As folha da Alface d’água possuem coloração verde clara, e apresentam uma textura aveludada, limbo carnoso e piloso, alem disso, as folhas são muito bonitas e possuem características ornamentais.

As flores da Alface d’água são unissexuais, pequenas e possuem uma coloração amarelada. As flores ficam dispostas em inflorescências em formato espádice (aspecto de uma espiga).

Os frutos da Alface d’água são do tipo baga (fruto carnudo simples), de formato elipsoide ou ovoide (formato de ovo ou oval).

As raízes da Alface d’água são finas e bastante longas, e são utilizadas como uma espécie de abrigo para peixes e avelinos. As raízes da Alface d’água são estoloníferas, isto é, a partir de um nó existente no colmo da planta mãe, surgem raízes das novas plantas. Esse fato permite que a Alface d’água se multiplique pela separação de mudas.

Devido ao fato da espécie ser uma planta flutuante, a Alface d’água não precisa de nenhum tipo de substrato para ser cultivada. A água onde a erva é cultivada pode ser fertilizada com material orgânico, e este se espalhará rapidamente na água, e a planta se desenvolverá com maior velocidade.

É necessário cuidado com o cultivo da Alface d’água em lagos de usina hidrelétrica e lagos destinados a piscicultura (criação de peixes), devido a razão da espécie se multiplicar rapidamente, ela pode causar inconvenientes nesses ambientes pois congestiona os espaços e gera despesas para remove-las.

 


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?