Apendicite – Saiba qual a função do apêndice em nosso corpo.

Outros Serviços
Produto oferecido por: Grupo Uniplan Vidas
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Há muito tempo a utilidade do apêndice era discutida no meio científico. O órgão não tinha a melhor das famas, e só costuma ser lembrado quando inflama a causa dores.

Sua reputação era de que não havia função para ele, que seria uma redundância que a evolução esqueceu dentro do ser humano. Contudo, cientistas descobriram que isso não é verdade.

Uma pesquisa feita por microbiólogos australianos e franceses conclui que o órgão é fundamental no papel de povoar o sistema digestivo com bactérias que colaboram com nosso sistema imunológico. Desta forma, o apêndice nos defende contra infecções.

No apêndice existe grande quantidade de células chamadas linfócitos inatos, que são soldados do sistema imunológico. Elas protegem o órgão em caso de ataque bacteriano e cuidam da defesa contra microrganismos invasores.

Quando ocorre a falha destes linfócitos, o apêndice inflama e é preciso ir para o hospital para tratar da apendicite.

“O que nós descobrimos é que os linfócitos inatos podem ajudar o apêndice a propagar as bactérias ‘boas’ no microbioma – a comunidade de bactérias no corpo”, disse Gabrielle Belz, do Instituto Walter + Eliza Hall de Pesquisa Médica, de Melbourne.

Mas afinal, porque o apêndice é importante? Porque um microbioma equilibrado é fundamental para que você tenha uma boa saúde e principalmente para ajudar o organismo a se recuperar de ameaças bacterianas, como intoxicações alimentares.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?

Avalie este produto