CONCEITOS DE BIOSSEGURANÇA (PARTE 2)

Clínicas de Estética e Esteticistas
Produto oferecido por: Espaço Chlo'e Expertise
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Autoclave X Estufa- qual seria a melhor técnica de esterilização? Que todos os espaços de beleza, salões, clínicas de estética, SPAs, consultórios odontológicos e redes hospitalares precisão esterilizar os instrumentos de trabalho não temos nenhuma dúvida! Caso alguém não se recorde, é por motivo de extrema importância para a assepsia e antissepsia de todos os artigos, que as técnicas de esterilização nos tragam uma maior segurança, conforto e confiabilidade, garantindo a nossos clientes/pacientes total idoneidade em nossas funções...Vamos esclarecer algumas definições técnicas de Conceito de Biossegurança em medidas profiláticas: Artigos, são nomeados os instrumentos que em contato direto com a pele de nossos clientes/pacientes, podem produzir algum risco de infecções, isso quando não esterilizado e manuseado de forma correta. Limpeza instrumental- remoção física com escova/bucha e auxilio de água, sabão e detergentes;Desinfecção- destruição, remoção ou redução de microorganismos a Desinfecção é o processo de destruição de germes patogênicos e ou de inibir o seu desenvolvimento- com auxilio de álcool 70° (etílico e isopropílico), solução de hipoclorito de sódio a 0,1° ou 0,5° e/ou de detergente enzimático. Os Desinfetantes são utilizados em objetos inanimados. Assepsia é um conjunto de medidas utilizadas como higiene preventiva para impedir a penetração de microorganismos em ambientes. O método mais eficaz de higienizar: as mãos, calçar as luvas, o uso devido de touca, jaléco e mascaras corretamente para evitar contaminações e manter de forma limpa e organizada nosso espaço de trabalho. Ambientes assépticos são livres de infecções. Antissepsia é um conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos em tecido vivo, removê-los higienizando  a pele do cliente/paciente antes de um procedimento. Os Antissépticos são utilizados em tecido vivo, pele humana. Esterilização é o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias, fungos e vírus), mediante a aplicação de agentes físicos e químicos, precedida de lavagem e de enxaguadura dos artigos para a remoção de detritos. Os Esterilizantes são meios físicos (calor, filtração e radiações) capazes de matar os esporos e a forma vegetativa, destruição de todas as formas de vida microscópica. Meio de esterilização Químico A inativação de microorganismos em processo químico tem eficácia por meio de desinfecção. Vamos nos aprofundar um pouco mais! Você conhece as técnicas de esterilização? Nós trabalhamos com:

Meio de esterilização Físico

Calor Seco, o equipamento de Estufa, é utilizado para esterilizar os artigos a seco, o método se dá quando a Temperatura interna é constante e atinge entre 160°C a 170°C durante o Tempo de ação ininterrupto de 2 horas. Neste processo ocorre a destruição dos microorganismos inclusive os esporos. Por meio de incineração, os microorganismos são carbonizados  ou consumidos pelo calor oxidativo. Em observação a porta do equipamento deve permanecer fechada pelo tempo em que perdure este processo, até o seu resfriamento natural.

Calor Úmido, o equipamento de Autoclave, é utilizado para esterilizar os artigos por pressão e pela evaporação de água destilada em altas temperaturas produzindo  vapor sob pressão por ação de osmose, onde a difusão do vapor d’agua para dentro da célula da membrana celular, hidratando o protoplasma celular, produzindo assim reações químicas (hidrólise) coagulando o protoplasma sob a ação do calor. O acomodamento dos artigos dentro da autoclave obedece a um espaçamento específico, para que ocorra um escoamento de vapor saturado sobre todos os instrumentos, deste modo este vapor se condensa imediatamente e fornece os fatores principais para a destruição dos microorganismos. As combinações de temperatura a 121°C, vapor saturado de 750 mmHg e tempo de ação de 30 minutos. Ação bem eficiente e destrutora de esporos. Em observação a trava da  porta do equipamento deve permanecer fechada pelo tempo em que perdure este processo, até que complete seu ciclo e a mesma indique o botão pressurizar apenas neste momento a porta é aberta, aguardamos o seu resfriamento natural.

Em resumo as medidas de profilaxia podem listar:

Uma ficha de anamnese bem detalhada por parte do cliente/paciente;

Trabalho responsável por parte do profissional;

Manter bem organizado um histórico bem detalhado de atendimento individual para cada cliente/paciente.

O profissional deve estar devidamente aparamentado utilizando os EPI’s corretos para a sua função, sua sala de atendimento também deve manter este critério;

A vacinação por parte dos profissionais deve ser mantida em dia;

E o processo de esterilização deve ser seguido a risca, pré e pós cada atendimento, respeitando  todas as normas exigidas por parte dos órgãos de vigilância sanitária vigentes em nosso município.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?