Cúrcuma

Floriculturas
Produto oferecido por: Botucatu Garden
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

A Cúrcuma, mais conhecida como açafrão da terra, é um dos tipos de flores da família do gengibre. Seu nome veio do latim e quer dizer “mérito da terra”. Hoje, vamos apresentar algumas curiosidades da planta e você vai ficar por dentro e saber como desfrutar dos benefícios da cúrcuma!

Conheça os benefícios da cúrcuma para a saúde

De origem asiática, é uma especiaria bastante cultivada e consumida na Índia e Indonésia, principalmente na composição de pratos culinários e do famoso tempero curry. Além disso, ela pode ser moída e utilizada como corante amarelo para diversos tipos de alimentos como arroz, peixe, frango ou legumes, e em sobremesas como o sorvete.

As flores de cúrcuma também apresentam propriedades medicinais e estão presentes na formulação de alguns remédios. Algumas pesquisas recentes apontam que ela pode ser uma grande aliada no combate e prevenção de diversas doenças graves, como artrite reumatoide, cirrose hepática, câncer e mal de Alzheimer.

Flor de propriedades terapêuticas

Esta planta conta com diversas propriedades terapêuticas, que ajudam o organismo a se manter mais saudável, graças às suas características anti-inflamatórias e antioxidantes.

Mas é importante ficar atento para não exagerar em seu consumo! Afinal, estudos apontam que ingerir mais de 10 gramas por dia, o equivalente a quatro colheres de sobremesa, pode causar alterações no sistema nervoso.

Como cultivar a cúrcuma

O cultivo da cúrcuma pode ser feito em vasos, na sua própria casa, já que a planta não necessita de grandes espaços para se desenvolver, exigindo apenas 10 cm de profundidade para o seu plantio.

Também é importante que o solo, seja solto e repleto de matéria orgânica. Estabelecer uma manutenção constante e uma irrigação periódica também é fundamental, pois essa espécie não tolera terra seca.

O plantio pode ser iniciado em qualquer período do ano, mas dê preferência aos meses em que as chuvas são mais regulares. A cúrcuma se multiplica por meio de rizomas, que são caules longos, horizontais e subterrâneos onde ficam armazenados os alimentos e os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

A colheita ocorre entre oito e dez meses após o plantio e pode ser feita tranquilamente de forma manual. Ao recolher os rizomas, é necessário lavá-los, tirar o excesso de água e cortá-los em pedaços menores, deixando-os sob o sol para secar. É importante também que este ambiente pós-poda tenha ventilação e nenhuma umidade.


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?