Saiba mais sobre a Síndrome de Down ou trissomia 21

Outros Serviços
Produto oferecido por: Grupo Uniplan Vidas
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

A Síndrome de Down, cientificamente conhecida como trissomia 21, é uma condição causada por um cromossomo extra no par 21. Os seres humanos, geralmente, apresentam 46 cromossomos, divididos em 23 pares. Os portadores da síndrome têm 47 cromossomos, três cópias do cromossomo 21 e essa cópia extra provoca reações no organismo que variam de acordo com a carga genética e outros fatores. As crianças e jovens com síndrome de down apresentam características físicas semelhantes e podem estar mais suscetíveis a algumas doenças. A seguir, saiba mais sobre o quadro.

O distúrbio genético do cromossomo 21 é conhecido por causar atrasos de desenvolvimento e intelectuais, no entanto, apesar das deficiências intelectuais e de aprendizado, as pessoas com Síndrome de Down são sensíveis, interessantes e estabelecem boa comunicação. O modo como elas se expressam e o grau dos sintomas também depende muito dos estímulos dados aos portadores durante a infância.

Sintomas

São mais de 150 mil casos por ano no Brasil e a síndrome é considerada crônica. Alguns dos sintomas mais conhecidos da doença são: atraso no desenvolvimento, dificuldade de aprendizagem, atraso de fala ou baixa estatura, deficiência intelectual ou dificuldade em pensar e compreender, deslocamento da língua ou língua anormalmente grande, olho preguiçoso (ambliopia) ou manchas, cardiopatia congênita, doença da tireoide, imunodeficiência, obesidade e outros.

Como tratar?

Para um melhor desenvolvimento dos portadores da síndrome, é recomendada uma abordagem multidisciplinar, desde a infância, com uma equipe de terapeutas, médicos e professores. O médico cuidará dos aspectos fisiológicos, como os problemas de ordem cardiológica, respiratória ou relacionados à função tireoidiana. Um profissional de fonoaudiologia poderá ajudar a criança a desenvolver melhor a linguagem.

Família: o núcleo acolhedor

O ambiente familiar é de importância imprescindível para o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down. Os pais devem se informar sobre a síndrome, ajudar no processo de aprendizagem e estimularem os pequenos de todas as formas possíveis, além de darem amor e todos os cuidados que qualquer criança precisa. A assistência da família e a ajuda dos profissionais especializados será capaz de estimular os portadores e gerar resultados positivos para a vida dessas crianças especiais.

   

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?

Avalie este produto