Avaliações Ambientais (Quantitativas e Qualitativas) em Bauru

Segurança do Trabalho
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Na segurança do trabalho normalmente muito se fala sobre análise qualitativa ou quantitativa, mas, qual a diferença entre elas?

Hoje iremos responder a essa dúvida e com certeza será o fim da sua dúvida sobre esse tema.

ILUSTRANDO

Vamos usar como exemplo o ruído: Suponhamos que estamos a fazer a análise de ruído no ambiente de trabalho.

– Qualitativa: Na análise qualitativa poderíamos, por exemplo, apenas conversar com os cipeiros e com os empregados para determinar a exposição dos mesmos ao ruído.

Esse é o tipo de análise que usamos para determinar o risco a um acidente de trabalho sem ajuda de equipamentos de avaliação ambiental, por exemplo.

Na análise qualitativa um simples questionário pode ser uma ferramenta interessante para determinar o quanto o risco atinge cada empregado no ambiente de trabalho.

– Quantitativa: Na análise quantitativa o objetivo é determinar o nível exato da exposição a dado risco. É o tipo de análise que é feito com base em números, ou seja, nesse caso, estabelecemos a quantidade numérica com ajuda de equipamento que verifica a quantidade de ruído (decibelímetro Audio-Dosímetro) ao qual o empregado está exposto.

A Higiene Ocupacional se apoia na análise quantitativa para atingir seus objetivos. Usando equipamentos específicos para determinar a exposição do trabalhador a determinado risco. 

CONCLUINDO E FIXANDO

Na análise qualitativa o que importa é a qualidade da exposição enquanto na análise quantitativa buscamos desvendar quantidade numérica da exposição.

Uma forma de fixar esse conhecimento é sempre lembrar:

– Qualitativa = tem ligação com qualidade.

– Quantitativa = tem ligação com a quantidade(quantidade numérica da exposição).

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?