Ana Maria Basile - Neuropsicóloga

Neuropsicologia

Chamar no WhatsApp
(15) 99777-5524
(15) 3272-5459
Sugerir edição

Produtos

Sobre

Ana Maria Basile, psicóloga formada em 1991 pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), especialista em Psicodrama pelo Instituto “Sedes Sapientiae”, e em Terapia-cognitivo comportamental (TCC).  
Atua na área de neuropsicologia desde o ano de 2013, quando se especializou pelo CEPSIC-USP, tendo realizado também especialização em reabilitação neuropsicológica (USP). Além de avaliação e reabilitação neuropsicológica, realiza atendimento clínico a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A Área de Neuropsicologiaé uma especialidade da Psicologia, que estuda a relação entre o comportamento humano e o funcionamento cerebral.

O profissional da Área de Neuropsicologia tem como função realizar a avaliação, investigação e criação de hipóteses, para que seja feito um plano de tratamento para o indivíduo, em conjunto com equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde. 

Existem alguns quadros que, geralmente, requerem a avaliação e intervenção do profissional da área: doença de Parkinson e Alzheimer, AVC, traumatismos cranianos, transtornos do desenvolvimento e de aprendizagem (TEA, TDAH, transtornos específicos de leitura e escrita) e deficiências cognitivas, entre outros.

O relatório do perfil neuropsicológico do indivíduo, que visa traçar seu perfil cognitivo, é realizado por testes, avaliações, análise clínica e entrevistas. Com os resultados em mãos, o médico, ou outro especialista de saúde, direciona o tratamento certo, como reabilitação e terapia. A atuação do neuropsicólogo é multidisciplinar

Perguntas frequentes sobre Neuropsicologia:

  • O que é Neuropsicologia? A Neuropsicologia é uma disciplina que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento, focando nas alterações cognitivas, emocionais e comportamentais associadas a lesões cerebrais.

  • Qual é o papel do Neuropsicólogo? O Neuropsicólogo é especializado em avaliar e tratar disfunções cognitivas decorrentes de lesões cerebrais ou condições neurológicas. Ele utiliza testes, entrevistas e observações para compreender o funcionamento cerebral do paciente.

  • Quais são as principais áreas de estudo na Neuropsicologia? As áreas incluem memória, atenção, linguagem, funções executivas, percepção e habilidades motoras. Estuda-se como as diferentes regiões do cérebro contribuem para essas funções.

  • Como a Neuropsicologia ajuda no diagnóstico de condições neurológicas? Através de avaliações neuropsicológicas, o Neuropsicólogo identifica padrões de déficits cognitivos, o que pode contribuir para o diagnóstico de condições como demência, traumatismo craniano, entre outras.

  • Quais são algumas técnicas de avaliação utilizadas em Neuropsicologia? Testes neuropsicológicos padronizados, entrevistas clínicas, observações comportamentais e, em alguns casos, neuroimagem funcional (como ressonância magnética funcional) são utilizados para avaliar o funcionamento cerebral.

  • A Neuropsicologia é apenas para adultos? Não, a Neuropsicologia também se aplica a crianças e adolescentes. Ela pode ajudar a avaliar e tratar condições neurológicas que afetam o desenvolvimento cognitivo.

  • Como a Neuropsicologia contribui para a reabilitação? A Neuropsicologia desenvolve programas de reabilitação personalizados para ajudar as pessoas a recuperar habilidades cognitivas perdidas devido a lesões cerebrais. Isso pode incluir estratégias de compensação e treinamento de habilidades específicas.

  • Quais são algumas condições neuropsicológicas comuns? Condições como Alzheimer, Parkinson, lesões cerebrais traumáticas, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral e transtornos do desenvolvimento, como o TDAH, são frequentemente abordadas pela Neuropsicologia.
  • #Cérebro #FunçõesCognitivas #AvaliaçãoNeuropsicológic #ReabilitaçãoCognitiva #LesõesCerebrais #Memória #Atenção #Linguagem #FunçõesExecutivas #Neurociência #SaúdeMental #DesenvolvimentoCognitivo #Neuroplasticidade #TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) #Demência #Neuroimagem #PsicologiaClínica #PsicologiaInfantil #EnvelhecimentoCerebral

     

         

    Facilidades

    Formas de pagamento

    Notícias

    Avaliações

    Média geral

    5,0

    Total de avaliações

    9 pessoas
    BEATRIZ
    5,0
    Há 4 meses

    Profissional focada e humana!
    Parabéns Ana!

    Continue lendo
    Regiane
    5,0
    Há 7 meses
    Ana Basile- Neuropsicologia

    Ana Basile, uma profissional incrível, extrema assertividade. Abriu minha caixa de pandora e me encorajou a resgatar a esperança de ter forças para começar os derrotar os males que me atormentam.
    Gratidão Ana...

    Continue lendo
    Pedro
    5,0
    Há 9 meses

    Possui ampla proficiência no campo da neuropsicologia, bastante técnica e sensível às dificuldades do paciente.

    Continue lendo
    Gabriel
    5,0
    Há 10 meses

    -

    Continue lendo
    Patrícia Nunes
    5,0
    Há 10 meses
    Excelente profissional

    -

    Continue lendo
    Lina
    5,0
    Há 10 meses

    Eu e meu marido gostamos muito! Excelente profissional! Atenciosa e capacitada!

    Continue lendo
    Ana Paula Neves
    5,0
    Há 10 meses
    Excelente profissional

    Muito capacitada e segura

    Continue lendo
    Denise
    5,0
    Há 10 meses
    Excelente profissional

    Excelente profissional, atualizada ,atenciosa e competente.

    Continue lendo
    Jonathan
    5,0
    Há 10 meses
    Ótima Profissional

    Profissional exemplar e atenciosa

    Continue lendo

    Contatos

    (15) 99777-5524
    (15) 3272-5459
    Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.