Ong de Botucatu fará ações alusivas ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo

Criação de Sites em Botucatu, SP

Ong de Botucatu fará ações alusivas ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo

Publicado em: 01/04/2019 às 06:51   Por Solutudo Matriz - Botucatu
Autismo Mês Azul

Hoje, 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Ao redor do mundo ações são realizadas durante todo o mês para aumentar o conhecimento e diminuir os estigmas da patologia.

Em Botucatu não seria diferente, inclusive existe uma entidade para conscientizar e trabalhar pelos direitos dos Autistas, trata-se da Portas Azuis, que tem como presidente Luciano Devidé.

Priscila Resende é mãe do jovem Luigi, de 4 anos, e é uma das fundadoras da entidade, ela explica que quando descobriu que o filho era autista decidiu montar uma ONG, e ao lado de Devidé, fundaram a Portas Azuis.

“Procurei a APAE, peguei os contatos das famílias de autistas, e os convidei para uma reunião no dia 12 de setembro de 2018. Doze pessoas apareceram e, resolvemos convocar uma Assembleia Pública de Fundação, que aconteceu no Auditório La Salle no dia 3 de outubro de 2018, com cento e três pessoas presentes”, relembra.



De acordo com ela um dos pontos que merece atenção é deve ser combatido é o preconceito. “O preconceito é fruto do desconhecimento. As famílias ainda enfrentam muito desconhecimento. O autismo, até mesmo para os próprios pais era praticamente desconhecido. Baseado em estereótipos vistos em alguns filmes, tipo Ray Man. Porém o autismo é muito mais do que isso, tanto que hoje é chamado de TEA, tamanha a diversidade de diagnósticos, que em termos gerais vão de leve, moderado a severo”, ressalta.

Porém, esse quadro está mudando graças a Campanhas de conscientização assim como autistas com pais famosos, como é o caso do apresentador Marcos Mion. “Isso tem auxiliado muito na diminuição do preconceito. Um dos casos mais famosos é o de Messi, que possui TEA leve. A divulgação do autismo na TV, em programa de grande audiência também tem contribuído para quebrar esse preconceito”, sugere.

O que fazer quando identificar?



Uma série de sintomas podem ser identificados pelos pais logo nos primeiros anos de vida, porém, em caso de suspeita é necessário procurar médicos especializados. Para facilitar esse diagnóstico inicial no dia 7 de abril representantes da ONG estarão distribuindo um panfleto informativo nos principais pontos da cidade. “Se os pais desconfiam de algo, devem procuram um neuropediatra ou psiquiatra infantil. O quanto antes melhor, pois quanto mais cedo se iniciarem as intervenções, melhores serão os resultados”, revela. 

Atualmente a Portas Azuis, tem como metas a conscientização da população; treinamento de diretores e professores das escolas estaduais (devido à obrigatoriedade de deficientes terem acompanhamento individual, além do professor) que não sabem como lidar com o problema; tratar de alguns autistas sem condições econômicas, através de profissionais voluntários; promover palestras sobre o tema, trazendo bons especialistas de fora, inclusive alguns que são autistas, como o Nicolas Brito.

Porém, apesar da boa vontade, Priscila revela que o problema enfrentado é que apesar de já bastante conhecida a entidade é muito nova. “Existimos, há apenas seis meses, e não temos ainda recursos próprios para intervenções de maior escala, só pontuais e com o auxílio de voluntários. Convidamos os botucatuenses e habitantes das cidades vizinhas que nos procurem para tornarem-se sócios da APA, serem doadores, ou voluntários de nossas ações”, diz.

Confira a agenda de atividades





Em Botucatu a ONG Portas Azuis – Autismo em Ação preparou uma série de ações de conscientização, a primeira delas aconteceu ontem, às 20 horas, foi a apresentação da entidade, na Câmara Municipal de Botucatu na Tribuna Livre.

Já no dia 7 de abril haverá uma caminhada de conscientização do autismo com concentração às 9 horas em frente ao Posto SP, a saída será às 10 horas, os organizadores recomendam o uso de roupas azuis entre os participantes.

No dia 23 de abril, as atenções voltam para a Câmara Municipal de Botucatu com a reunião pública, entre as 18h30 e 20h30, onde serão levantados assuntos relacionados ao TEA, motivada por requerimento de autoria da vereadora Alessandra Lucchesi

No final do mês dia 28 de abril a ONG promove o 1º Porco no Rolete em prol da entidade.

A APAE de Botucatu também preparou ações voltadas à conscientização a respeito do Autismo, e durante a semana estarão em rádios da cidade para tratar do tema.

Ontem às 8 horas eles estiveram na Criativa FM. Hoje e na sexta-feira representantes da entidade ocupam os microfones das rádios Municipalista e Club FM, às 9 e 8h30, respectivamente.

O que é o Autismo



O autismo é uma alteração caracterizada principalmente por prejuízos na comunicação e interação social e a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhores são as possibilidades de evolução para estes indivíduos.

Segundo a ONU, acredita-se que 1% da população mundial (ou 1 a cada 68 indivíduos) apresente algum Distúrbio do Espectro do Autismo.


#botucatumaravilhosaautismomês azul

Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.