O que é vidro temperado?

Serralherias - Estruturas em Marília, SP

O que é vidro temperado?

Ana Mobile (79)

Muito usado nas áreas de construção civil, indústria automotiva e arquitetura, o vidro temperado costuma chamar bastante a atenção por apresentar níveis elevados de resistência e segurança.Cinco vezes mais resistente a impactos do que a versão comum, o vidro temperado se estilhaça ao quebrar, formando fragmentos bem pequenos e arredondados. Bem diferente daqueles cacos pontiagudosO vidro temperado é muito utilizado nas áreas de construção civil, indústria automotiva e arquitetura. Sendo cinco vezes mais resistente a impactos do que a versão comum, o vidro temperado se estilhaça ao quebrar, formando fragmentos bem pequenos e arredondados, bem diferente daqueles cacos pontiagudos altamente cortantes gerados pela quebra de um vidro comum, não é mesmo?Justamente por isso, o vidro temperado é considerado pela ABNT, um dos modelos mais seguros na hora do manuseio e instalação, além de ser recomendado para ambientes tanto externos como internos da casa, utensílios e acessórios decorativos.O vidro temperado pode ser encontrado na versão incolor e nas cores bronze, verde e cinza. Sua espessura pode variar de 4mm a 12mm, sendo o único vidro que permite a instalação sem o uso de caixilhos.Continue lendo o nosso artigo e conheça outras características e benefícios do vidro temperado!

Você sabe como é produzido o vidro temperado?
Para criar o vidro temperado, é utilizada uma versão comum do vidro, conhecida como cristal. Composto por areia, sódio, cálcio, alumínio, magnésio e potássio, este material serve de base para a criação de outros tipos de vidro.O vidro temperado passa por um tratamento termoquímico, chamado têmpera, no qual é aquecido em altíssima temperatura (600 graus, em média) e imediatamente resfriado. Esse processo comprime as faces externas e expande as partes internas do vidro, tornando-o cinco vezes mais rígido do que o vidro comum.Outro processo importante é o químico, chamado de troca iônica. Nele, o vidro cristal fica imerso em um tanque de nitrato de potássio derretido, para que haja trocas de íons. Quando o vidro é esfriado lentamente, seus íons do sódio se deslocam para o potássio, enquanto os íons de potássio se dirigem para o vidro, criando uma densa camada resistente.

Diferenças entre vidro temperado e vidro comum
Há muitas diferenças entre o vidro temperado e o vidro comum, além da segurança em caso de quebras.O vidro comum possui baixa resistência a impactos, além de ser quebradiço e frágil. Porém, é flexível, podendo ser furado e cortado para se adequar às necessidades de cada projeto.Já o vidro temperado, precisa ser feito sob medida e não pode ser cortado ou sofrer perfurações ou polimento, pois o tratamento termoquímico o torna menos flexível. Desse modo, qualquer tipo de intervenção deve ser realizado no vidro comum antes dele ser transformado em temperado.O vidro temperado também é mais resistente mecanicamente, pois pode suportar fortes impactos, flexões, e choques térmicos; muito melhor do que o vidro comum, podendo passar por variações de temperatura de até 200 graus.
Fonte
: a2vidros


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.