Ciclo cicardiano: qual a importância dele para sua vida

Consultas
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Com certeza você já ouviu falar que todos nós temos um relógio biológico, certo?

O ciclo circadiano é justamente o relógio biológico do nosso cérebro, responsável por regular os processos naturais das diversas funções do corpo humano, que ocorrem durante todo o dia, em um ciclo de cerca de 24 horas.

Muito embora ele também se relacione a fatores como temperatura e atividade física ou social, essa regulação dos períodos de alerta e de sonolência ocorre conforme as mudanças de luz do ambiente.

Funciona assim:
Como o sono é um fenômeno que se repete diariamente, o nosso organismo precisa se adaptar à duração do período claro (dia) em estado de alerta, e do período escuro (noite) em estado de descanso, para sincronizar todas as nossas funções fisiológicas durante um dia.
Insônia, sonolência diurna, dificuldade de concentração e alterações no apetite são sinais de um ciclo circadiano desajustado. É investindo na melhoria do seu sono que você garante o funcionamento correto do ritmo circadiano, essencial para a sua saúde e o seu bem-estar.

Ajustando o ciclo circadiano:
Respeitar o seu relógio biológico e não lutar contra o sono; manter os mesmos horários para dormir e acordar também nos fins de semana; praticar atividades físicas regularmente; evitar telas, bebidas alcoólicas e cafeína e deixar o seu quarto bem escuro, com a temperatura em torno de 24°C são ações que ajudam a regular o seu ciclo circadiano.

Uma boa aliada para te avisar que o período de escuro está chegando (e portanto é hora de descansar) é a Melatonina. Mas nada de se automedicar, hein?

Agora que você já conhece a importância do bom funcionamento do ciclo circadiano e entendeu que precisa regular o seu, procure um especialista para te orientar e acompanhar.


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?