JULHO AMARELO: MÊS DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

Saúde
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, o conhecido "Julho Amarelo".
E a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, chama atenção para a campanha e para a importância de manter a população informada sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento da doença.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
São infecções que atingem o fígado e podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.
Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez.
É importante lembrar que para todos os tipos de hepatites virais, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o diagnóstico, através dos testes rápidos e/ou sorologias e, caso seja necessário, disponibiliza o tratamento para a doença.

Em Leopoldina, os diagnósticos acontecem na Atenção Primária à Saúde e o tratamento nos Serviços de Atendimento Especializado. Para as hepatites A, D e E, o diagnóstico é realizado por meio do exame de sangue. Já as hepatites B e C, podem ser diagnosticadas por testes rápidos, que estão disponíveis em todos os Postos de Saúde do município.

Previne-se!
Prefeitura de Leopoldina: Plantando Trabalho e Colhendo Desenvolvimento
 

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?

Avalie este produto