Moises Betoni

Viagens e Turismo
Produto oferecido por: Kattamaram II
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

MUSEU BERTONI  

O Museu Bertoni é a primeira saída do Kattamaram II, de terça a domingo.  

Com embarque às 7h30, inclui Café Colonial e ingressos para o Museu.

Navega o Iguaçu até o rio Paraná e segue descendo até o Porto Bertoni, na margem paraguaia.

A atividade, com duração de 3h30, leva a uma caminhada de cerca de 900 metros, dentro da mata. O monumento Moisés Santiago Bertoni é parte de um corredor ecológico e conta com duas trilhas interpretativas: Sendero Arroyo Bertoni, e Sendero Kuri ý Palmital, trilha onde se observa as espécies nativas e exóticas introduzidas pelo cientista suíço. No final do percurso, no ponto mais alto da mata, encontra-se o Museu.

O ar puro, a rica flora e o canto dos pássaros garantem o relaxamento e o bem-estar do visitante.

Quem foi Moisés Bertoni-  Na casa restaurada e preservada, que hoje abriga o museu, viveu e trabalhou Moisés Santiago Bertoni. De nacionalidade suíça é considerado, até hoje, um dos imigrantes mais extraordinários que tenha chegado às terras paraguaias.

Casado com Eugenia Rosseti, imigrou para a América Latina em 1884. Trazendo sua família e um grupo de conterrâneos, foi instalar-se na Argentina. Dez anos mais tarde se estabeleceu, definitivamente, na região hoje conhecida por Puerto Bertoni.

Moisés, dedicou-se às ciências naturais, a agronomia, botânica, geologia, arqueologia, linguística, metereologia, dendrologia, geografia, antropologia, astronomia e medicina. Deixou um legado impressionante. Em uma gráfica montada em sua própria casa, hoje museu, imprimiu inúmeras publicações -livros, revistas, pesquisas cientificas entre outros. 

Faleceu em setembro de 1929, aos 72 anos, em Foz do Iguaçu/PR, vítima de malária. Seus restos descansam em Puerto Bertoni, embaixo das grandes árvores, plantadas por ele, próximo do seu antigo local de trabalho.


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?