Engenharia Civil

Graduação
Produto oferecido por: Faculdade Uninassau
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA DE ENGENHEIRO CIVIL

O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma de obras como casas, edifícios, estádios esportivos (arenas), aeroportos, shoppings centers, metrôs, pontes, túneis, viadutos, estradas, ferrovias, barragens, canais, redes de captação e distribuição de água, estações de tratamento de água e esgotos, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem e portos. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM ENGENHEIRO CIVIL

Além das atividades comuns a todos os engenheiros, suas atividades incluem:

Analisar o terreno e escolher o local das futuras instalações;

Estudar a mecânica dos solos, para identificar movimentos de terra;

Analisar a circulação das águas subterrâneas ou de superfície, a incidência da luz solar e da ventilação do local;

Determinar o projeto de construção e fazer a previsão da execução dos trabalhos no tempo - o cronograma - definindo detalhes da obra;

Pesquisar os materiais que serão utilizados em construções e suas possibilidades de adaptação;

Determinar equipamentos a serem usados como escavadeiras e elevadores;

Fazer cálculos capazes de indicar quanto de material será preciso para suportar determinada estrutura.

 CONTEÚDO

Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de Administração e Economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Existem instituições que oferecem formação direcionada para uma área específica, como estruturas e meio ambiente. Após a formação, o engenheiro civil pode fazer cursos de especialização em: Hidráulica, Saneamento, Estruturas e Fundações, Infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos), entre outros.

 CAMPO DE TRABALHO

O mercado para esse engenheiro está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos, principalmente, com o crescimento de SUAPE e a implantação de uma montadora automotiva, em Goiana-PE. O bom momento atual é reflexo do crescimento da economia e de programas do Governo Federal, que aumentou a oferta de imóveis. A realização de três grandes eventos esportivos - Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, em 2013, 2014 e 2016, respectivamente - cria vagas tanto na construção quanto na recuperação de estruturas. Exemplos de obras são estádios de futebol (arenas), aeroportos, hotéis, rodovias, viadutos e linhas de metrô. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura pelo engenheiro especializado em construções urbanas. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos.  Entre os setores apontados como promissores, está o de petróleo e gás, que deverá receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, montadoras, barragens, plataformas, navios e estaleiros. Outras áreas com boa perspectiva são energia e saneamento básico.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?