Gastronomia

Graduação
Produto oferecido por: Faculdade Uninassau
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

O CURSO
O curso propõe práticas pedagógicas que incluem atividades práticas em cozinhas pedagógicas, laboratórios de alimentos e bebidas (Enologia e Bar), laboratórios de informática, projetos integradores, seminários, palestras, eventos e visitas técnicas.

OBJETIVO DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia tem como objetivo formar profissionais com a capacidade de conhecer as mais diversas culturas alimentares e técnicas de confeitaria, panificação, cozinha frias e carnes, elaborar cardápios criativos e rentáveis e criar novos conceitos, o bom profissional deve saber gerenciar e administrar bares, restaurantes e buffets. Isso inclui controlar custos de produção, gerenciar estoques e desperdícios e desenvolver planos de marketing para ampliar as vendas.

INFRAESTRUTURA
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações. O curso disponibiliza laboratório de informática de uso geral com acesso à internet. Os alunos do Curso de Gastronomia têm à sua disposição um acervo especializado para pesquisa dos assuntos tratados durante o curso. Na biblioteca da IES há diversos títulos sobre os temas do campo de Alimentos e Bebidas.

Laboratórios Específicos:
Laboratórios de Cozinha Fria e Quente 01 e 02;
Laboratório de Confeitaria e Panificação;
Laboratório de Análise Sensorial;
Laboratório de Demonstração;
Laboratório de Sala e Bar.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é amplo e encontra-se em contínua expansão. O Tecnólogo em Gastronomia poderá atuar em empreendimentos de prestação de serviços de alimentação como restaurantes diversos, catering de transportes em geral, complexos de lazer e recreação, fast-food, buffets e hospitais. Também pode ser articulista gastronômico, personal chef e consultor gastronômico

Chef pâtissier
Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados. • Apto a implantar, administrar, gerenciar e operacionalizar um empreendimento do setor de alimentação comercial, hospitalar (fazendo parte de equipe multidisciplinar), linha aérea, buffet e áreas correlatas.

Chef de cozinha
Planejar e preparar cardápios sofisticados de acordo com o tipo de cozinha que comanda, seja ela internacional, seja ela nacional. Pode atuar em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, cantinas escolares, bares e bufês.

Personal chef
Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.

Consultoria
Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.

Segurança alimentar
Fazer vistorias em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

Desenvolvimento de produtos
Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria

Gestão do negócio
Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
O curso dispõe de estrutura física própria, ou seja, as aulas práticas são realizadas nos laboratórios multidisciplinares (Cozinha Fria, Cozinha Quente, Laboratório de Demonstração, Laboratório de Análise Sensorial, Laboratório de Bebidas, Laboratório de Panificação e de Confeitaria).

Disciplinas de Gastronomia e Meio Ambiente, Gastronomia Hospitalar, Estudos e Serviços de Chá e Café, Lanches e Chocolataria que se destacam entre as cadeiras tradicionais.

Professores comprometidos e atuantes no mercado. Dinâmico, com diversas aulas práticas e externas. Fácil acesso à coordenação. Realização de concursos e festivais gastronômicos internos e externos. Parcerias com empresas alimentícias

DURAÇÃO
2 anos

TITULAÇÃO
Tecnólogo em Gastronomia

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?