O que é Desmaio ou Síncope?

Consultas
Produto oferecido por: Cardiostim Sergipe
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

1 – O que é desmaio ou síncope?
É a perda transitória do nível de consciência, relacionada a diminuição da chegada de sangue ao cérebro. A vítima acorda sem alterações neurológicas.

2 – Como diferenciar desmaio de parada cardíaca?
No desmaio a reversão é espontânea, sem massagem cardíaca ou choques (desfibriladores). Na parada cardíaca, há necessidade de massagem e/ou choques.

3 – O que se deve fazer ao detectar um desmaio?
Deitar a vítima e chamá-lo (a) pelo nome em voz alta. Caso não haja resposta, ver se está respi­rando e palpar pulsos de uma artéria chamada carótida. A ausência de pulsos e de respiração espontânea, caracteriza parada cardiorrespiratória. Nesse caso, há necessidade de chamar o SAMU (discar 192), iniciar imediatamente massagem cardíaca e posicionar o DEA (Desfibrilador Externo Automático), se houver disponibilidade. Caso se trate de desmaio, o (a) paciente terá pulsos presentes nas carótidas e/ou respiração espontânea. Em poucos segundos após deitá-lo (a), recobrará o nível de consciência. Elevar os pés, facilita o aumento da pressão arterial.

4  – Quais as causas de desmaios?
As mais frequentes são quedas de pressão ao ficar de pé (hipotensão ortostática) e reflexo va­sovagal ou síncope neurocardiogênica. Nesses casos, pode haver traumas pela queda, mas a pessoa não morre pelo desmaio em si. As causas de desmaios relacionadas a problemas cardíacos podem levar a morte súbita. Doenças cardíacas ligadas a fatores hereditários, coração crescido (insuficiência cardíaca), cicatrizes no coração, infartos podem aumentar riscos de morte súbita. Nessas pessoas, desmaios são mui­tas vezes preocupantes e podem ser prenúncios de morte súbita. Desmaios de causas neurológicas são raros. Na verdade, algumas vezes o paciente apresenta epilepsia e não síncope.

 

5 – Quando se deve ir ao pronto-socorro e possivelmente ficar internado (a)?
Pessoas que tiveram desmaios associados a traumas, aqueles que têm doenças cardíacas ou os que apresentam desmaios pela primeira vez. Se possível, entrar em contato com seu médico (a) para decidir, em conjunto com o médico que atende no Pronto-Socorro se há necessidade de internação. É importante que toda pessoa que tenha desmaio seja avaliada por algum médico cardiologista, se possível no mesmo dia.

 

6- Quais o riscos do desmaio cuja causa é cardiológica?
Além dos riscos de traumas e lesões por conta da queda, os desmaios de origem cardíaca estão associa­dos a maior chance de recidiva e maior risco de morte súbita do que os desmaios por queda da pressão (hipotensão ortostática) ou por reflexo (síncope vasovagal). Hipotensão ortostática e síncope vasovagal não estão associados a risco mais elevado de morte súbita.

 

7 – Qual o especialista que deveria ver o paciente com desmaio?
É importante que seja avaliado por cardiologista, uma vez há necessidade de excluir causas cardíacas, que são as mais graves. Em algumas situações, pode haver necessidade de acompanhamento de outros especialistas como neurologistas a fim ajudar em diferenciar desmaio de convulsões.

 

7 – O que é desmaio por hipotensão ortostática e quais as causas?
Quando ficamos de pé, uma parte significativa do nosso sangue é represada nas pernas pela gravidade. Para evitar queda de pressão, nosso organismo aumenta levemente os batimentos cardíacos e contrai as artérias e veias das pernas. Em algumas pessoas, especialmente nos mais idosos, diabéticos, portadores de Doença de Parkinson e que fazem uso de vários medicamen­tos, esse mecanismo pode ficar comprometido e a pressão cair ao ficar de pé. Nesses casos, muitas vezes, podem queixar-se de tonturas, têm quedas inexplicadas ou desmaiam ao ficar de pé, principalmente se estiverem em locais quentes ou estiverem desidratadas.

 

8 – O que é desmaio (síncope) neuro-cardiogênica ou vasovagal?
Nosso organismo vive uma dualidade entre os dois componentes do sistema nervoso autônomo. O sistema simpático libera adrenalina que faz o coração acelerar os batimentos e aumenta a pressão arterial. Nesse caso, a pessoa fica preparada para fugir ou lutar devido ao excesso dessa substância. O sistema nervoso parassimpático libera uma substância chamada acetilcolina que faz o coração bater lentamente e a pressão cair. Os dois vivem em equilíbrio. Em situações de stress, algumas pessoas podem ter liberação do parassimpático e, ao invés de estarem prepara­das para lutar ou fugir, desmaiam. Trata-se do reflexo vagal, que é algo indesejado e incômodo que faz a pessoa desmaiar como mecanismo de defesa frente a um stress, que pode ser coleta de sangue, discussões, ou seja, tudo que possa tirar a pessoa da situação de comodidade. Não se trata de uma doença, mas de um reflexo inadequado. Dessa forma, diante de uma ameaça, poderemos congelar (desmaiar), lutar ou fugir (freeze, fight or flight) a depender da resposta ser parassimpática ou simpática.



 


 

Lute, fuja ou congele (desmaie) a depender do predomínio do simpático ou do parassimpático.
 

9 - Como é feito o diagnóstico de hipotensão ortostática / síncope neurocardiogênica?
Através de um exame chamado teste de inclinação ou Tilt Teste. Nesse exame, a pessoa perma­nece na posição a setenta graus durante alguns minutos e o médico (a) observa se há queda da pressão e/ou frequência cardíaca. Alguns minutos após início do exame, pode haver necessidade de sensibilizá-lo com medicação que dilata as veias.

10 - Como é feito o diagnóstico de síncope cardíaca?
Podem ser necessários exames não invasivos ou invasivos, muitos realizados durante interna­ção hospitalar.

 

11 – Qual o tratamento da hipotensão ortostática?
O seu médico deve avaliar a suspensão de medicações que possam causar isso. Além disso, reposição de líquidos e atividades físicas direcionadas para esse problema podem melhorar bas­tante os sintomas. Em casos específicos, pode haver necessidade do uso de medicações que aumentam a pressão arterial.

 

11 – Qual o tratamento do reflexo vagal?
Primeiramente, seu médico (a) deve assegurar que não é uma doença, mas um reflexo exage­rado. A reposição de líquidos e atividades físicas para aumentar a musculatura especialmente das pernas pode aliviar bastante os sintomas. Como os sintomas ocorrem em situações de es­tresse, pode haver necessidade do uso de antidepressivos em pessoas com sintomas de depres­são. Excepcionalmente, pode haver necessidade de medicações que aumentar a pressão arte­rial, marcapasso ou uma ablação específica do sistema nervoso parassimpático cardíaco.

 

12- Qual o tratamento da síncope cardíaca?
Seu médico (a) deve avaliar se há necessidade de implante de marcapasso / desfibriladores, cirurgias cardíacas para trocas de válvulas ou outros procedimentos invasivos. Como esse tipo de desmaio tem risco mais elevado de morte súbita, normalmente essa decisão deve ser feita durante a internação.


Autor: Dr. Alexandre Duarte Costa

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?