Psicologia

Graduação
Produto oferecido por: Faculdade Uninassau
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA DE PSICOLOGIA
O psicólogo busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos). Existem várias escolas de pensamentos (sistemas) na área de psicologia. Cada uma delas possui seus próprios métodos e processos de atuação. As principais são: Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo, Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal. Existem várias especializações na área de psicologia: Psicologia do Trabalho, Psicologia Clínica, Psicologia Comparada, Psicopatologia, Psicologia Forense, Psicologia Integral, Psicopedagogia, Psicologia Esportiva, Psicologia Social, Psicologia Corporal, Sexologia, entre outras.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM PSICÓLOGO
PRINCIPAIS ATIVIDADES:
Psicologia Clínica: atua na avaliação, aconselhamento e psicoterapia individual junto a casais, famílias e grupos em consultórios, equipes multiprofissionais de clínicas e organizações públicas e privadas.
Psicologia Hospitalar: trata-se da clínica na Saúde e junto às organizações sociais que tratam das políticas de Saúde e compreensão terapêutica dos aspectos psicológicos inerentes ao adoecer e busca de condições de vida saudáveis. Trabalha-se no hospital, geral e de especialidades, junto às pessoas com problemas gástricos, urológicos, ginecológicos, oncológicos, entre outros, incluindo a especialidade psiquiátrica.
Neuropsicologia: atua em interface com a neurologia e a psiquiatria, avaliando funções mentais superiores, como a inteligência, memória e atenção, visando a avaliação, desenvolvimento e reabilitação.
Psicologia Social: atua junto às organizações, movimentos e políticas sociais visando a cidadania plena dos grupos, instituições e comunidades.
Psicologia Jurídica: assessora as instituições jurídicas com os subsídios psicológicos envolvidos na compreensão e intervenção de situações relacionadas às práticas e políticas de segurança e justiça social.
Psicologia Escolar: intervenção e assessoria junto aos processos bio-psicosociais implicados no desenvolvimento educacional, em atividades junto a alunos, familiares, professores e trabalhadores do sistema escolar.
Psicologia Organizacional: atua nas empresas e organizações de trabalho como um todo, nas questões que envolvem relacionamentos interpessoais das equipes e a carreira dos trabalhadores, em processos como seleção, treinamento, desenvolvimento profissional e programas de qualidade de vida no trabalho.
CONTEÚDO
O curso de Psicologia tem disciplinas como, por exemplo, fenômenos e processos psicológicos básicos, genética humana, metodologia científica, neorofisiologia, psicologia da aprendizagem, psicologia da personalidade, psicologia do desenvolvimento, psicologia experimental, psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar, psicologia social, técnicas e exames psicológicos, entrevista psicológica, psicologia do portador de necessidades especiais, técnicas de grupos e relações humanas, teoria e técnicas psicoterápicas entre outras.

CAMPO DE TRABALHO
O profissional graduado em Psicologia pode atuar em diversas áreas, como psicologia clínica, educacional, organizacional, hospitalar, jurídica, social, do trânsito, do esporte e da saúde, além de orientação vocacional e pesquisa em psicologia.

REGULAMENTAÇÃO
Curso reconhecido pela portaria do MEC 276 de 26/01/2005 e reconhecido pela portaria nº 423 de 18/05/2007.

DURAÇÃO
Duração de 5 anos, incluindo estágio supervisionado e uma monografia obrigatória de conclusão de curso.

TITULAÇÃO
Bacharel em Psicologia ou Psicólogo

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?