Retina e Vítreo

Cirurgia Oftalmologica
Produto oferecido por: Dr Thiago Chagas Oftalmologista
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

O que é Retina?
A Retina é uma das membranas do seguimento posterior do olho, que tem a função de transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso e enviá-lo ao cérebro, para que as imagens sejam lidas. A membrana nervosa do olho é ligada desde o nervo óptico até a pupila. São dez camadas, dos quais se destacam o epitélio pigmentário que é a camada externa, e a camada sensorial, composta de foto-receptores.

O vítreo é um material gelatinoso que preenche quase todo o espaço intra-ocular e quando nascemos, ele é aderido à retina.

Assim como outras partes de nosso corpo, a retina pode ser atingida por diversas doenças, dentre elas pode-se destacar a Retinopatia Diabética, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Hipertensiva, Oclusões Vasculares, Degeneração Miópica, bem como infecções e tumores.
Dentre os transtornos que afetam a visão, o descolamento de Retina talvez seja um dos mais graves. Ele começa com uma ruptura (um rasgo na Retina), podendo estar mais relacionado a alta miopia. No entanto, outros fatores podem favorecer o aparecimento, por exemplo, traumatismo, predisposição genética, mas também pode ocorrer de forma espontânea.

A Retina é extremamente importante e a melhor maneira de evitar que ela seja acometida por diversos problemas são os exames de rotina. Eles são essenciais na redução de problemas mais sérios, atuando de maneira preventiva ou na detecção precoce de doenças, aumentando as chances de recuperação do paciente.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?