TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA

Mapeamento aéreo
Produto oferecido por: Invento Geosoluções Ltda
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Uma IMAGEM OBLÍQUA é útil para cadastrar informação ilustrada e georreferenciada em um curto espaço de tempo.
Podem ser utilizadas na identificação de ocupações em área de risco, na gestão de obras de grande porte (rodovias, ferrovias, linhas de transmissão, dutos), para compor relatórios de conformidade ambiental, entre outros casos.

• Imageamento aéreo, (malha de fotos, gcp em campo e mosaico)
O IMAGEAMENTO AÉREO é realizado por meio de câmeras acopladas em aeronaves (Aeronaves Remotamente Pilotadas - RPA, ou avião) com a tomada sequencial de fotografias digitais através de faixas paralelas. As imagens obtidas podem ter resolução espacial (Graund Sample Distance ou GSD) centimétrica, variáveis de acordo com a altura do voo, tamanho do sensor da câmera e distancia focal das lentes. Os parâmetros de voo e equipamento utilizados são escolhidos e ajustados de acordo com os objetivos do projeto. As fotos obtidas são processadas em software específico, com o qual é gerado o mosaico (uma imagem contínua). O mosaico pode ser gerado com ou sem controle de solo (Grond Control Point ou GCP).
Em MOSAICOS SEM CONTROLE DE SOLO, a acurácia em relação a localização de cada ponto da imagem é equivalente ao GNSS embarcado na aeronave (geralmente entre 5 a 10 metros).
Em MOSAICOS COM CONTROLE DE SOLO é realizada correção geométrica por meio de GNSS GEODÉSICO em pontos fotoidentificaveis previamente demarcados em campo. Neste caso, a acurácia em relação a localização de cada ponto da imagem pode ser centimétrica.
Além disso, os MOSAICOS (com ou sem controle de solo) podem ser FOTOINTERPRETADOS, realçando feições de interesse, como o número de residências, animais ou plantas, a presença de vias acesso, lagos, drenagens, uso do solo, entre outras feições.

• Elaboração de Ortofotocarta
Uma ORTOFOTOCARTA é um mosaico ortorretificado ou ortofoto, contendo as informações sobre a topografia do terreno por meio de curvas de nível, além de outros detalhes inerentes a aérea imageada. As deformações decorrentes da projeção cônica da fotografia são corrigidas. A ortofoto eqüivale geometricamente ao mapa de traço, todos os pontos se apresentam na mesma escala, sendo possível medir distâncias, posições, ângulos e áreas, como num mapa qualquer.
São produtos úteis em projetos rodoviários, estudos de traçado e travessias de impacto ambiental de polidutos e linhas de transmissão, estudos de impacto e educação ambiental, projetos de transposição de águas fluviais, anteprojetos de barragens, na definição do eixo de barragem, no planejamento urbano, em cadastros (rural e urbano), como base cartográfica na agricultura de precisão, entre outras aplicações.

• Levantamentos topográficos planialtimétricos 
O MAPEAMENTO TOPOGRÁFICO é realizado por meio de aerofotogrametria com Aeronave Remotamente Pilotada (RPA). As curvas de nível são extraídas de Modelos Digitais de Superfície gerados. Trabalhos que utilizam esta metodologia, são mais realísticos visto que o modelo digital é gerado sobre uma nuvem de pontos bastante densa, diferente da coleta de pontos esparsa oriunda de modelos mais tradicionais.
De modo geral, são utilizados em plantas básicas para projetos e locação de obras de engenharia, definição de topos de morro, confecção de mapas hipsométricos ou mapas de declividade, na delimitação de microbacias, entre outros casos.

• Modelagem Digital 3D (Modelos Digitais de Terreno e Superfície) 
O MODELO DIGITAL DE SUPERFÍCIE (MDS) é uma modelagem realizada sobre uma nuvem de pontos com coordenadas (x,y,z) conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica. Diferentemente do Modelo Digital de Terreno (MDT), este não pode ser utilizado para geração de curvas de nível, já que os pontos gerados são reflexos de edificações, árvores e outras estruturas presentes no solo.
O MODELO DIGITAL DE TERRENO (MDT) é uma modelagem realizada sobre uma nuvem de pontos com coordenadas (x,y,z) conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica. Diferentemente do Modelo Digital de Superfície (MDS), este é utilizado para geração de curvas de nível, pois limitando-se apenas ao terreno.

• Plantas específicas e Mapas Temáticos em diversas escalas
Caso necessite de alguma planta específica ou mapa temático diverso, a Invento Geosoluções é capaz de de produzir bases cartográficas de acordo com a finalidade do contratante.


Para mais informações, por favor, entre em contato.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?