Tratamento para hernia de disco

Fisioterapia
Produto oferecido por: Clinvida
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

HÉRNIA DE DISCO OU PROTUSÃO DISCAL É uma patologia em que parte do núcleo pulposo faz protrusão em uma área enfraquecida ou fissurada do anel. A protrusão do disco exerce pressão sobre o ligamento longitudinal, podendo ocasionar dor intensa na região inferior das costas, provocando quadros de lombalgia, lombociatalgia, ou mais raramente, a sindrome da cauda eqüina. Se a protrusão for grande, ela faz pressão sobre a raiz do nervo podendo resultar em dormência, formigamento ou fraqueza nos músculos supridos por esta raiz do nervo. É mais freqüente em região lombar, porém pode ocorrer em qualquer local da coluna vertebral.

Pode ser desses tipos: - Prolapso (protrusão contida): é uma protrusão do núcleo que ainda esta contida nas camadas externas do anel fibroso e nas estruturas ligamentares de suporte.

- Extrusão: uma protrusão na qual o núcleo pulposo se rompe através do anel externo e fica sob o ligamento longitudinal posterior.

- Seqüestro livre: o núcleo que sofreu extrusão move-se para longe da área prolapsada.

INCIDÊNCIA Entre 20 e 55 anos de idade, mas com mais freqüência entre os 30 e 40 anos são mais suscetíveis à lesões sintomáticas de disco. Exceto em casos de trauma, o surgimento sintomático na coluna lombar esta geralmente associado aos simples atos de inclinar-se, inclinar-se e levantar um objeto ou tentar ficar em pé depois de ter estado por muito tempo deitado, sentado ou inclinado para frente. Como o anel se enfraquece devido à fadiga pela carga com o tempo, ele tem menos capacidade de suportar pressões aumentadas quando há sobrecargas desproporcionalmente mais altas, podendo ocorrer o prolapso do material nuclear através das lacerações das fissuras que mais comumente são póstero-laterais e, com o aumento das pressões, pode fazer uma saliência contra as fibras anulares externas, causando uma distorção do anel; ou pode ocorrer extrusão do material nuclear do disco através de fissuras completas do anel. A pessoa pode ou não ter uma sensação de algo rasgando. Muitos pacientes têm uma historia de má postura em flexão.

SINAIS E SINTOMAS Os sinais mais comuns são, dormência, formigamento e fraqueza podendo estar presentes mesmo na ausência de qualquer intensidade de dor significativa. Há aumento de dor ao tossir e nos teste da elevação da perna estendida. Exercícios de flexão também aumentam a dor e os de extensão trazem alivio, e isto ocorre, pois na extensão lombar o disco se movimenta anteriormente, para longe da protrusão. Comportamento da dor: a dor pode aumentar gradualmente quando a pessoa está inativa, como quando fica sentada ou após uma noite de repouso. O paciente, em geral, descreve um aumento da dor quando tenta sair da cama de manha ou ao se levantar. Os sintomas são geralmente agravados com atividades que aumentam a pressão intradiscal, como ficar sentado e inclinado para frente, tossir ou fazer um esforço isométrico, ou ao tentar ficar em pé após ter estado em uma posição flexionada. Geralmente os sintomas são amenizados durante a caminhada. Dor aguda: quando há uma lesão do disco lombar, inicialmente o desconforto é observado na região lombossacral ou nas nádegas. Alguns pacientes experimentam uma dor que se estende para a coxa.

BIBLIOGRAFIA HEBERT, Sizínio; XAVIER, Renato; PARDINI/JUNIOR, Arlindo G.; BARROS/FILHO, Tarcísio E. P. de. Ortopedia e traumatologia: princípios e práticas. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 4.ed. Barueri: Manole, 2005. HOPPENFELD, Stanley. Propedêutica ortopédica: coluna e extremidades. São Paulo: Atheneu, 2005. BATES, Andréa; HANSON, Norm; PAULO, Mercês Nogueira. Exercícios aquáticos terapêuticos. Barueri: Manole, 1998. KAWAMOTO, Emilia Emi. Anatomia e Fisiologia Humana. São Paulo: EPU, 1988 TORTORA, Gerard J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003 CAMPION, Margaret Reid. Hidroterapia: princípios e práticas. Editora Manole.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?