Sono desajustado não significa somente dormir pouco

Consultas
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Acredite: quase metade da população brasileira tem um ritmo irregular de sono e acha que dormir pouco e dormir mal faz parte da correria do mundo moderno.

Mas esse desalinhamento entre o relógio biológico e o social – que pode ser medido pela diferença no tempo de sono nos dias de trabalho e dias livres e resulta em impactos metabólicos e possíveis prejuízos cognitivos, de humor e de qualidade de vida –, tem nome e está relacionado a um distúrbio do ritmo sono e vigília.

É o Jet Lag Social – uma analogia ao jet lag de quando viajamos para lugares com fusos muito diferentes e o nosso corpo fica confuso quanto ao horário de dormir, ir ao banheiro ou se alimentar –, que ocorre por fatores socioculturais, compromissos profissionais e acadêmicos.

Viver contra o relógio interno, interrompendo a regularidade dos padrões de sono, pode trazer diversos impactos à saúde.

Para você ter uma ideia, uma diferença de apenas duas horas nos padrões de sono já é suficiente para elevar riscos de obesidade, e cada hora a mais de Jet Lag Social está associada a um aumento de 11% no risco de sofrer doenças cardíacas.

Portanto, reforço o que sempre digo aqui: dormir regularmente tem um papel importante na saúde, ou seja, pelo menos sete horas por dia, mantendo
horários regulares de sono tanto durante a semana quanto nos finais de semana.

Importante saber disso, né?


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?