Tratamento de Canal

Outros Serviços
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal é o nome popular do tratamento endodôntico, o qual é realizado com o objetivo de garantir a manutenção do dente na boca e a manutenção da saúde dos tecidos circundantes. Baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes.

Consiste na retirada da polpa (nervo) do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

 

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

  1.                     Dente quebrado;
  2.                     Cárie profunda;
  3.                     Dano ao dente; como um trauma, seja ele recente ou mais antigo.


Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar uma secreção purulenta (pús) no ápice da raiz, dentro do osso maxilar ou mandibular, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando muita dor.

 

Como é tratado o canal?

O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:

Primeiramente, é feita uma abertura na face do dente. Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.

Uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

Na próxima visita: a restauração temporária é removida e os canais radiculares (raiz) são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado.

Posteriormente o dente poderá ser restaurado.

 

Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas   antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo  destruído ou se está sendo regenerado.

 

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?

Avalie este produto