História (Licenciatura)

Faculdades e Universidades
Produto oferecido por: Unip Botucatu
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

OBJETIVOS
O curso de História da UNIP Interativa contempla o passado humano em seus múltiplos aspectos: economia, sociedade, cultura e o movimento do cotidiano. 
O aluno graduado nessa área encontra-se apto à pesquisa, ao estudo e à interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, bem como seus significados e desdobramentos.
Em essência, o historiador investiga e interpreta, com criticidade, os acontecimentos, resgatando a memória da humanidade e ampliando, assim, a compreensão da condição humana.
Além dos conhecimentos que adquire, o aluno desenvolve habilidades em buscar documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Seleciona, classifica e relaciona os dados coletados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos. Após datar, em geral, confere o fato, dando-lhe autenticidade e analisando sua compreensão quanto ao acontecimento em estudo.

ATIVIDADES PRINCIPAIS
Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas.
Ministrar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Prestar assessoria a museus, editoras e produtoras de vídeo e TV.
Efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais.
Elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil.
Pesquisar a história de empresas e instituições, apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial).

MERCADO DE TRABALHO
A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em história econômica e social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (coleções de jornais e revistas).

Também na consultoria, o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.

O profissional formado nessa habilitação pela UNIP Interativa, além de cursar as disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe propicia um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.

Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?