Poinséttia

A Classificar
Produto oferecido por: Botucatu Garden
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Os astecas no México plantavam poinsétias bem antes de os primeiros europeus chegarem nos Estados Unidos. Foi em 1825 que o primeiro embaixador dos EUA no México, Joel Robert Poinsett, introduziu a poinsétia nos EUA. Desde então, ela se tornou uma planta de Natal muito comum. Cuidar da sua poinsétia durante as férias do final do ano é muito fácil, pois elas requerem pouca atenção enquanto estão florescendo. No entanto, cuidar da sua poinsétia durante o ano e fazê-la florescer no Dezembro seguinte é outra história. Aqui está como fazer os dois.

Escolha uma planta com aparência saudável. Poinsétias saudáveis devem ter uma folhagem verde escura e brácteas bem coloridas (folhas vermelhas modificadas que parecem pétalas). Não deve haver nenhum sinal de definhamento e nenhuma folha caída ou amarelada.

 

Observe as condições da planta. A planta deve ter uma aparência cheia e atraente, e não deve estar no meio de um monte de outras plantas, pois isso pode causar uma perda prematura de brácteas. Ela deve ficar reta com uma altura 2.5 vezes maior do que o diâmetro do seu vaso.

 

Verifique as folhas e o solo. Verifique a umidade do solo: se estiver muito úmido, mas se a planta parecer murcha, isso pode ser uma indicação de raízes podres. Depois, dê uma olhada na parte de baixo das folhas para ver se há insetos, como afídeos e moscas brancas. Não escolha uma planta cujas folhas tenham manchas e estejam amarelas.

 

 

Examine as flores verdadeiras. As flores verdadeiras da planta da poinsétia podem ser encontradas na base das folhas vermelhas, ou brácteas. Elas devem parecer pequenos botões frescos, com pontas verdes ou vermelhas. Se houver uma camada de pólen amarelo cobrindo as flores, isso significa que a planta é mais madura e não vai durar muito.[1]

 

 

Evite comprar poinsétias enroladas em papel ou plástico. É possível que a planta possa estar exposta dessa forma por algum tempo. Se esse for o caso, as folhas podem ficar amarelas e cair mais cedo do que o esperado.

 

 

Tenha cuidado ao levar a planta para casa. É importante que você cubra a poinsétia antes de levá-la para casa, se a temperatura do lado de fora for menor que 10 graus Celsius.

Se as poinsétias forem expostas a temperaturas baixas por pelo menos alguns minutos, elas podem até congelar, fazendo as folhas murcharem ou caírem.

A loja de jardinagem onde você comprou sua poinsétia pode lhe dar alguma forma de cobertura de proteção para a sua viagem para casa.

Apenas se certifique de retirar a cobertura assim que chegar em casa, ou ela poderá danificar a planta.[2]

 

Selecione um local adequado para a sua poinsétia. Coloque a planta em um local onde ela receba pelo menos seis horas de luz solar indireta por dia.

É ideal colocá-la perto de uma janela ensolarada virada para o leste ou oeste.

Apenas não deixe as folhas da planta tocarem nenhum vidro frio de uma janela, pois isso pode fazê-las congelaram e caírem.[3]

 

Mantenha a temperatura correta. Temperaturas ideais para poinsétias não chegam a 21 graus Celsius durante o dia, e não ficam mais baixas que 18 graus Celsius à noite.

Isso é importante para manter a cor vermelha brilhante das brácteas.

Você também deve evitar expor as poinsétias em correntes de ar frias, ou ao calor de radiadores ou chamas.

Saiba que temperaturas abaixo de 10 graus Celsius irão resfriar a planta e causar danos graves, enquanto a exposição ao gelo irá matá-la.

 

Regue a planta quando for necessário. As poinsétias gostam de solo úmido, mas não encharcado, então você deve regá-las quando a superfície do solo estiver seca ao seu toque. Regue a planta até você ver a água começar a escapar pelos furos no fundo do vaso.

Depois de 10 minutos, retire o excesso de água do pires debaixo do vaso. Se a planta for deixada na água, o solo ficará muito molhado e não irá conter ar suficiente, levando ao apodrecimento da raiz e a outras doenças.

Se a planta for deixada por muito tempo sem água, as folhas começarão a cair e murchar. Para evitar isso, certifique-se de verificar o solo regularmente. Se as folhas começarem a murchar, regue a planta uma vez, depois regue pela segunda vez cinco muitos depois.[4]

 

Fertilize sua poinsétia depois dos feriados do final o ano. Dependendo de quando você tiver comprado sua planta, pode não ser necessário fertilizá-la antes dos feriados, enquanto elas ainda estão florescendo. Você pode geralmente esperar aproximadamente 6 a 8 semanas depois da compra para fertilizá-la.

Claro, se você não planejar manter a poinsétia, não há necessidade de fertilizá-la. Muitas pessoas acham que é mais fácil apenas comprar uma planta nova todo ano em vez de cuidar da mesma planta ano após ano.

No entanto, se você planejar manter sua poinsétia, você deve usar um fertilizante solúvel em água para plantas caseiras para fertilizar a planta em Janeiro. Use de acordo com as instruções do fabricante.

O fertilizante ajudará a manter a folhagem verde da planta e a promover novo crescimento.

 

Comprometa-se a cuidar da sua poinsétia. É possível manter sua poinsétia e fazê-la florescer novamente todo ano. No entanto, isso requer um cuidado pelo ano inteiro que deve ser observado cuidadosamente, ou a planta poderá não reflorescer.

 

Mantenha o mesmo esquema para regar a planta até Abril. Depois dos feriados do final do ano, você pode manter o mesmo esquema de antes: regar a planta quando o solo estiver seco ao toque. Continue a fertilizar a poinsétia a cada 6 a 8 semanas usando um fertilizante multiuso para plantas caseiras.

 

Deixe a planta secar. Quando chegar Abril, você deve parar de regar a poinsétia e deixar que ela seque gradualmente. No entanto, você não deve deixá-la secar ao ponto de os talos começarem a murchar. Durante esse tempo, coloque a planta em algum lugar fresco e aerado a uma temperatura de cerca de 15 graus Celsius.

 

Corte os talos. No final da primavera, quando as brácteas tiverem uma cor verde turva, é hora de cortar os talos. Corte-os em um comprimento de cerca de 20 cm, mas isso pode variar com o tamanho e formato da planta. Você pode começar a regar a planta novamente nesse momento, usando o mesmo procedimento de antes.

 

Replante as poinsétias se necessário. Se a planta parecer ficar um pouco apertada no vaso atual, transfira-a para um novo que seja 2.5 a 5 centímetros maior. Use um solo comercial com uma alta porcentagem de turfa.[6]

 

Coloque a poinsétia do lado de fora. Nos meses do verão, você pode colocar as poinsétias do lado de fora (ainda no vaso). Coloque-a em um local levemente sombreado. Continue a regar e fertilizar a planta regularmente.

 

Em Agosto, faça a poda dos novos brotos. Quando chegar Agosto, você pode cortar os novos brotos, deixando três ou quatro folhas em casa. Fertilize novamente.

 

Coloque a poinsétia para dentro de casa. No começo do outrono (ou bem antes de começar a esfriar), coloque a planta de volta para dentro. Coloque-a perto de uma janela onde ela receba luz natural indireta. Continue a regar como antes, e fertilize a cada duas semanas.

 

Siga os procedimentos de reflorescimento corretos. Poinsétias são plantas fotoperiódicas, o que significa que o tempo de florescimento é determinado pela quantidade de luz que elas recebem. Então para que ela tenha flores na época do Natal, você precisará limitar a exposição ao sul durante os meses antes dos feriados do final do ano.

Do começo do outono para frente, mantenha a poinsétia no escuro completo e ininterrupto por 14 horas por noite, das 18h às 6h. Coloque a planta em um quarto escuro ou cubra-a com uma caixa. Saiba que até mesmo a exposição à luz artificial pode interromper ou atrasar o processo de reflorescimento.

Retire a planta da escuridão durante o sia, pois ela ainda precisará de cerca de 6 a 8 horas de luz. Tente manter a temperatura entre 15 e 21 graus Celsius e continue a regar e fertilizar como de costume.[7]

Siga esses procedimentos por aproximadamente dez semanas até que a poinsétia refloresça e o vermelho brilhoso comece a aparecer nas brácteas. Coloque as poinsétias de volta no local ensolarado e siga os procedimentos descritos na seção anterior!

Dicas

Se você estiver replantando sua poinsétia, faça em um meio estéril de crescimento que esteja bem drenado, mas que ainda seja retentivo o suficiente para não filtrar a água e os nutrientes muito rapidamente. Use um solo fértil, ácido e com húmus, com um pH de 5.5.

Acreditava-se que as poinsétias eram venenosas e até mesmo tóxicas, mas de acordo com a Universidade da Flórida, estudos recentes desaprovaram essa teoria. No entanto, nenhuma parte da planta é comestível.


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?