Prevenção a complicações em feridas cirúrgicas

Enfermeiros e Cuidadores
A consultar
Seja o primeiro a avaliar:

Prevenção a complicações em feridas cirúrgicas, Botucatu - Tatiane Garcia Especialista em Tratamento de Feridas e Podiatria Clínica


Complicações em feridas cirúrgicas: é possível prevenir?

Estima-se que as complicações das feridas cirúrgicas sejam uma das principais causas globais de morbidade após a cirurgia afetando cerca 1-4% dos pacientes após as cirurgias.

Mesmo com os avanços das técnicas cirúrgicas, das boas práticas intraoperatórias, das novas tecnologias de curativos para feridas e um conhecimento amplo sobre cicatrização de feridas, as complicações das feridas cirúrgicas são um desafio para os profissionais de saúde.

Mas o que são complicações da ferida cirúrgica?

Segundo o painel de especialistas “International Surgical Wound Complications Advisory Panel (ISWCAP)”, uma complicação de ferida cirúrgica é definida como uma interrupção na cicatrização normal da ferida incisional após a cirurgia.
Alguns exemplos de complicações incluem:

- Infecção do sítio cirúrgico
- Deiscência da ferida cirúrgica
- Hipergranulação
- Maceração peri-ferida
- Lesões de pele relacionadas aos adesivos médicos.

A identificação precoce dos fatores de risco envolvidos no desenvolvimento destas complicações é essencial para as medidas preventivas.

O gerenciamento dos riscos é um processo complexo, pois envolve fatores relacionados ao paciente, ao ambiente e cirúrgicos e como estes se relacionam. A avaliação pré, intra e pós operatórias são primordiais para a prevenção e manejo adequado destas complicações.


Avaliações

Ninguém avaliou esse produto ainda. Que tal ser o primeiro?