A consultar
Seja o primeiro a avaliar:
ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização, que cuida da normatização em nível mundial. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas. A ISO ficou conhecida pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidades nas empresas.
O objetivo da ISO é chegar a um consenso sobre soluções que atendam aos requisitos do negócio e da sociedade. Estas normas são cumpridas voluntariamente pelas empresas e organizações que as adotam. Ou seja, a ISO como uma entidade não-governamental, não tem autoridade para fazê-las valer.
Em 1987 a ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistema de Garantia de Qualidade. A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção de normas mais adequada ao tipo de organização.
Em sua essência, a ISO 9001 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:
-Maior ênfase na geração de valor, para a organização e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos.
- Maior ênfase na avaliação dos riscos.
- Solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes).
- Maior envolvimento da alta direção.
- Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de "serviços".