Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência. Ao continuar, você aceita nossa Política de Privacidade.
O maior guia de
empresas do Brasil.
Bauru, SP

Sobre a empresa

Horário de funcionamento

Fechado agora -

Descrição

A idéia de formar uma Sociedade Beneficente Portuguesa em Bauru surgiu no início do século XX de reuniões que aconteciam em uma casa situada à Rua Batista de Carvalho, 90 (hoje quadra 4), onde os imigrantes portugueses moradores da cidade se encontravam para falar de assuntos diversos.

Em meio aos muitos assuntos, eles falavam com saudades de Portugal, relembrando as Sociedades Beneficentes Portuguesas espalhadas pelo mundo, daí foi eleita então uma reitoria que iniciaria os trabalhos para por em prática o projeto.

Em 1914 foi fundada a primeira Sociedade Beneficente Portuguesa de Bauru, que funcionava em uma pequena casa à Rua Virgílio Malta. Com o tempo o espaço tornou-se pequeno e houve a necessidade de um local maior.
O grupo então comprou uma casa maior, mas esta não chegou a ser utilizada, pois a diretoria tinha um sonho maior, o de construir um hospital. Foi oferecido a eles um terreno localizado nos Altos da Cidade, excelente para a construção do tão sonhado hospital a preço razoável. Conseguiram comprar o terreno, e através do cônsul português, adquiriram o projeto para a construção, de autoria do arquiteto português Ricardo Severo,pedra fundamental foi colocada em 12 de outubro de 1925. Após três anos de construção, o hospital é inaugurado em 10 de junho de 1928, “(…) Aacontecimento este que trouxe incontáveis benefícios ao setor da saúde de nossa cidade e região.

Luciano Dias, Primeiros tempos de nossa Bauru. Secretaria Municipal da Cultura. Prefeitura Municipal de Bauru. Bauru. Sem data.
Texto baseado no Jornal mensal “Bauru Ilustrado”. Extraido de pesquisa feita pelas arquitetas Ludmilla Sandim Tidei de Lima e Mônica Maria Donida Burgo.


Outros contatos


Avaliações

Esta empresa ainda não possui avaliações.
Seja o primeiro a avaliar!

Sugerir edição
desta empresa
Publicidade
Publicidade
A Solutudo
pode te ajudar!
Essa empresa é sua?
Quero melhorar minha página
Corrigir
meu cadastro
Remover
dados
Tenha sua página
Solutudo gratuita

Cadastre seu negócio gratuitamente no maior Guia de Empresas do Brasil.

Melhore o posicionamento da sua empresa no Google.

Cadastre o seu número de WhatsApp para facilitar o contato com os seus clientes.

Crie uma lista de produtos e/ou serviços de forma rápida e prática.